14 de outubro de 2022 | Nº 254
 

O analista não se ausenta

A psicanálise não se encerra entre as quatro paredes do consultório. Freud, ao mesmo tempo que pensava o indivíduo, também se debruçava sobre a arquitetura social.

Jorge Forbes afirma "haverá psicanálise onde houver um analista, e ele é necessário nos mais diversos locais da experiência humana, muito além das instituições de saúde."

Estamos em uma semana especial em que Jorge Forbes lançou 4 livros pela Editora Manole, que abordam a incidência de TerraDois em diversos aspectos de nossas vidas.

É nesse sentido que, na presente edição, vemos como a psicanálise pode ser um instrumento de leitura das artes e do mundo do trabalho.

Boa leitura.

  O analista não se ausenta
Nesta edição:

Molly Bloom — Entrevista com Bete Coelho

Nesse episódio especial do nosso podcast, Teresa Genesini, diretora do Instituto da Psicanálise Lacaniana, entrevista a atriz Bete Coelho sobre sua volta aos palcos após a pandemia, com a peça Molly Bloom, adaptada a partir do texto de James Joyce. Ouça em nosso podcast.

Tempo de leitura 30 min
 

Empresas em TERRADOIS

Recém-lançado, o livro "Empresas em TerraDois" é um compêndio de textos produzidos nos últimos anos por Jorge Forbes, onde encontramos articulações sobre os fenômenos do mundo corporativo por ele pesquisados e observados na clínica psicanalítica e prática consultiva. Leia a resenha de Alessandra Raspante.

Tempo de leitura 10 min
Psicanálise & Medicina com Jorge Forbes
© 2012-2022 IPLA. CC alguns direitos reservados.