13 de abril de 2018 | Nº 189
 

Fora do Ponto

A psicanálise nos tira do lugar — do lugar comum das respostas prontas e da angústia paralisante. Pede, frente ao incômodo, não o conforto de estar deitado eternamente em berço esplêndido, mas respostas criativas.

Percebemos isso na entrevista de Luc Ferry a Jorge Forbes. Nesse diálogo, vemos como as novas questões tecno-científicas não dependem só do avanço da pesquisa, este já é inegável, mas da nossa posição frente a elas — estagnada e angustiada ou criativa e responsável. Boa leitura.

 
Nesta edição:

A Revolução Transumanista

“O verdadeiro projeto transumanista é fabricar uma humanidade que viveria muito mais tempo. O paradoxo é que quando se pergunta para as pessoas: você gostaria de viver 200 anos?, 95% delas respondem : ´não que horror... é assustador!’” Leia a entrevista de Luc Ferry a Jorge Forbes para o prefácio da edição brasileira do livro de Luc Ferry "A Revolução Transumanista" – no site.

Nesta edição: 15 min
 

SÁBADOS NO IPLA: PSICANÁLISE E RELIGIÃO

Vivemos um paradoxo, pois à medida em que a sociedade torna-se mais permissiva, mais aberta às diferenças, ocorre uma eclosão de religiões e seitas. Fará parte, este fenômeno, da abertura do mundo pós-moderno? Ou será um retrocesso, um reacionarismo? Venha participar deste Sábado no IPLA, 5 de maio, das 9h às 13h. Veja o programa no site.

Nesta edição: 5 min
Live no IPLA - Pelo Instagram
© 2012-2018 IPLA. CC alguns direitos reservados.