29 de Abril de 2025 | Nº 278

IPLA em Movimento

Iniciamos 2025 com a inauguração, em nossa sede, em São Paulo, da Linha do Tempo do IPLA. Um painel que percorre os principais momentos dos mais de 20 anos de história do Instituto da Psicanálise Lacaniana.

A linha do tempo relembra encontros com nomes centrais do pensamento contemporâneo, como Alain Grosrichard, Luc Ferry e Gilles Lipovetsky. E também registra eventos que marcaram a interlocução entre a psicanálise e a sociedade: a criação da Clínica de Psicanálise no Centro de Pesquisa sobre o Genoma Humano e Células Tronco da USP, o ciclo Psicanálise versus a Sociedade de Controle, no MuBE, e o debate sobre o caso Richtofen, entre outros.

Fundado e presidido por Jorge Forbes, o IPLA tem se dedicado, ao longo de mais de duas décadas, à formação do analista e à presença da psicanálise no debate público — ou, como diz Forbes, à construção do psicanalista cidadão.

Quando vier visitar o IPLA, não deixe de conhecer.


A CLÍNICA DO TEXTO
— 
Nosso primeiro curso complementar de 2025, ocorrido em abril, partiu de uma aposta simples e exigente: ler um texto teórico é um exercício de rigor; escrever sobre ele, mais ainda.

Ministrado pela Dra. Talyta Carvalho — filósofa formada pela USP, doutora pela PUC-SP, professora de Filosofia e História Cultural, analista em formação e docente do IPLA — com curadoria e coordenação do Dr. Jorge Forbes, o curso propôs algo inédito entre os institutos de formação psicanalítica: uma clínica da leitura.

Técnicas de leitura estrutural e composição de argumentos foram trabalhadas como ferramentas para uma leitura e escrita com precisão, clareza e consequência. O curso se coloca na contramão do fascínio com o não saber que, por vezes, se instala diante de textos herméticos. E desmonta também as expressões congeladas, que transformam conceitos em doutrina — e não em bisturi.

PRÓXIMOS CURSOS

SIGMUND FREUD E OS POETAS ALEMÃES: THOMAS MANN

Quartas-feiras, 11, 18 e 25 de junho, das 19h30 às 21h00
com Dra. Dorothee Rüdiger

Sigmund Freud e a psicanálise impactaram profundamente a cultura alemã do século XX. É da amizade entre Thomas Mann, o poeta “porta-voz do povo alemão”, e o médico vienense, quem deu ao inconsciente o seu lugar na vida e na cultura, que nasceu uma obra literária marcante: “A morte em Veneza”. Encontramos no conto de Mann o que Freud descobre sobre a sexualidade humana, a vida e a morte e os estranhos caminhos do desejo humano.

O curso sobre “Sigmund Freud e os poetas alemães: Thomas Mann” pretende, em três encontros, apresentar o autor Thomas Mann no contexto da cultura germânica na virada do século XX, sua importância para a literatura alemã e sua amizade com Sigmund Freud para depois passar a apresentar o conto “A morte em Veneza” pelo prisma da psicanálise. Last but not least, o curso trará a influência da psicanálise sobre os artistas do nascente século XX para chegar à sétima arte de Luchino Visconti, cujo filme “A morte em Veneza” reune o legado de Sigmund Freud e Thomas Mann.

Início das Inscrições - Em breve

RECORTES DA PSICOFARMACOLOGIA QUE AUXILIAM A CLÍNICA DO PSICANALISTA

Sábados, 16 e 23 de agosto, das 9h00 às 13h00
com Dra. Elisa Padovan

Em dois sábados de agosto, 16 e 23, falaremos da psiquiatria do século XXI, com foco na psicofarmacologia de casos clínicos de depressão, ansiedade, esquizofrenia, transtorno afetivo bipolar, entre outros, que possibilitam o discernimento de uma clínica diferencial: Psicanálise X Psiquiatria.

Início das Inscrições - Em breve

Enviado por Instituto da Psicanálise Lacaniana - IPLA