31 de março de 2023 | Nº 259
 

Quem tem medo da I.A.?

Desde que foi lançado, no final de 2022, o ChatGPT segue sendo a principal pauta, não só de tecnologia, mas das ciências humanas, da política, da educação, etc, suscitando entusiastas e reformistas. Neste momento em que estamos escrevendo esta newsletter até Elon Musk, um dos investidores da Open AI (empresa criadora do ChatGPT), se uniu ao grupo dos "conservadores", aqueles que temem o avanço da Inteligência Artificial.

Uma coisa parece certa, porém, a Inteligência Artificial não é uma revolução que excede a esfera técnica para tocar no que há de mais íntimo em cada um de nós: nossa própria identidade. "Quando a máquina começa a fazer aquilo que o humano faz, muitos chegam a se perguntar se também somos máquinas... ou, ao contrário, entende-se que existe no humano algo além do que pode ser codificado por uma IA", diz Jorge Forbes.

A Inteligência Artificial faz pairar a questão: o que é ser humano?

 
Nesta edição:

O Psicanalista & O ChatGPT

Neste episódio especial do nosso podcast, Helainy Andrade entrevista Jorge Forbes, psicanalista, psiquiatra e presidente do Instituto da Psicanálise Lacaniana, sobre as mudanças subjetivas decorrentes do avanço da Inteligência Artificial. Ouça no Spotify .

Tempo de leitura 30 min
 

10 anos do livro Inconsciente & Responsabilidade

2023 marca 10 anos em que o livro "Inconsciente & Responsabilidade: Psicanálise do século XXI", uma das teses de doutorado de Jorge Forbes, recebeu o prêmio Jabuti. Comemoramos a data com o artigo de Letícia Genesini - no site .

Tempo de leitura 10 min
© 2012-2023 IPLA. CC alguns direitos reservados.