16 de dezembro de 2022 | Nº 257
 

ANO NOVO DE NOVO

Faltam poucos dias para virarmos a página do calendário e darmos início a um novo ano. É com gestos como esse que criamos as marcas do novo em nossas vidas, como elabora Jorge Forbes em entrevista à CBN.

No IPLA não é diferente. 2022 se encerra já com os preparativos para 2023. A Conversação Clínica, que marcou o fim do nosso ano letivo, reuniu por 3 dias psicanalistas, médicos, economistas, executivos, juristas, educadores, estudantes de psicanálise e outros... em um debate sobre a Clínica Psicanalítica dos Sintomas Pós-Pandemia. Esse trabalho continua em 2023 com os alunos que dão prosseguimento à sua formação e com aqueles que iniciarão com o novo ano.

Até 2023!

  Ano Novo de novo
Nesta edição:

Qual o sentido das festas de fim de ano?

Alguns amam, outros odeiam... As festas de fim de ano nos marcam. Enquanto você se prepara para reunir a família (nem que seja na tela do celular) assista à entrevista de Jorge Forbes para a CBN, no Youtube.

Tempo de leitura 10 min
 

A clínica psicanalítica dos sintomas pós-pandemia: por que o tema?

"Há vacina contra a Covid-19, mas não há vacina contra o Real. Reabertas as portas das casas e dos shoppings, o que "não tem nome" chega à clínica psicanalítica". Leia o trabalho de Dorothee Rüdiger que abriu a Conversação Clínica do IPLA 2022 - no site.

Tempo de leitura 15 min
De Freud a Lacan 2023 - Corpo de formação
© 2012-2022 IPLA. CC alguns direitos reservados.