25 de novembro de 2022 | Nº 256
 

Aquecimento: Conversação Clínica 2022

Nos dias 9 a 11 de dezembro, alunos, professores, psicanalistas e pesquisadores do IPLA se reunirão em São Bento do Sapucaí para a Conversação Clínica do IPLA de 2022 que, ao fim, produzirá a "Bula de São Bento do Sapucaí: uma proposta do Instituto da Psicanálise Lacaniana para o tratamento de sintomas pós-pandemia".

Para preparar a Conversação, os alunos dos Cursos Fundamental e Intermediário estão desenvolvendo trabalhos que irão subsidiar os debates sobre 4 temas: O novo amor em tempos de crise; A pandemia e o sofrimento no corpo; O difícil retorno ao trabalho presencial nas empresas e repartições públicas; Educação em tempos de distanciamento e reabertura social.

Nesta edição vocês têm um aquecimento dessa discussão com dois dos trabalhos desenvolvidos pelos alunos do Curso Intermediário De Freud a Lacan, do IPLA.

Boa leitura!

  Aquecimento: Conversação Clínica 2022
Nesta edição:

Medicina: A vida tão rara

A Pandemia confrontou a Medicina com uma outra morte. A compreensão do senso comum vê o médico como o profissional que "está acostumado" a lidar com a morte, certo? Mas como se lida com esta morte, que embora possa ser mensurada (6,58 milhões de mortos por COVID19) não pode ser capturada em métrica alguma? Leia o trabalho completo no site.

Tempo de leitura 20 min
 

Educação: da impossibilidade à invenção

Quando as aulas online começaram, era o inesperado atrás do inesperado. Desafios, imprevistos e surpresas. A educação teve que lidar com tudo isso. A educação e o Real. Um encontro que veio para ficar. Leia o trabalho completo no site.

Tempo de leitura 20 min
Psicanálise: Novas conferências sobre a Clínica do Real
© 2012-2022 IPLA. CC alguns direitos reservados.