4 de novembro de 2022 | Nº 255
 

A Clínica Psicanalítica dos Sintomas Pós-Pandemia

No divã dos psicanalistas estão os sintomas da pandemia da COVID-19. Os pacientes trazem para o tratamento psicanalítico o sofrimento ligado às consequências no corpo e na psique, da doença provocada pelo vírus, do longo período do confinamento em casa e do distanciamento social. Há crises nas empresas e nas repartições públicas porque os trabalhadores não se sentem à vontade para voltar ao trabalho presencial. Educadores se debatem com as dificuldades de aprendizagem que a pandemia trouxe para crianças e adolescentes.

O que mudou na pandemia para as pessoas, para a medicina e para as instituições?

Como essas mudanças afetaram a clínica psicanalítica?

A Conversação Clínica do IPLA de 2022, que ocorrerá de 9 a 11 dezembro, em São Bento do Sapucaí, produzirá, a partir dessas reflexões, uma "Bula para o tratamento dos sintomas pós pandemia".

  O analista não se ausenta
Nesta edição:

O Futuro da Medicina é a Psicanálise?

Como se dá e para onde caminha o tratamento da pessoa humana hoje em dia? Como faz a medicina? Como faz a psicanálise? É a partir dessas questões que Jorge Forbes constrói a conferência "O Futuro da Medicina é a Psicanálise?", apresentada no Sábados no IPLA - Psicanálise & Medicina e estabelecida em texto por Helainy Andrade. Leia no site.

Tempo de leitura 20 min
 

Uma Temporada com Lacan: alinhavos e pinceladas

Da literatura à psicanálise, Rúbia Maria Pereira desenvolve, a partir das discussões dirigidas por Jorge Forbes no Clube de Leitura "Psicanálise do Século XXI e TerraDois", um panorama do livro "Uma Temporada com Lacan", de Pierre Rey. Leia no site.

Tempo de leitura 30 min
Psicanálise: Novas conferências sobre a Clínica do Real
© 2012-2022 IPLA. CC alguns direitos reservados.