23 de setembro de 2022 | Nº 253
 

Além do Édipo

O ser humano não é um ser natural, por isso ele precisa de um instrumento que o ligue ao mundo. É assim, aponta Jorge Forbes, que Sigmund Freud desenvolve o Complexo de Édipo, uma "maneira da psicanálise conceituar a articulação do sujeito com a cultura". Um "software", tão genial que durou mais de um século.

O Complexo de Édipo ainda é presente na clínica hoje, mas dada sua estrutura vertical, ao entrarmos numa sociedade em que o laço social é horizontal, demandamos novos instrumentos e novos conceitos. Precisamos, conclui Forbes, de uma Psicanálise Além do Édipo.

Lacan criou as bases para essa Psicanálise através de sua Clínica do Real, uma clínica inacabada, que nos incita a construir a Psicanálise para esse novo tempo.

Boa leitura.

  Além do Édipo
Nesta edição:

O Complexo de Édipo

Através da metáfora do barqueiro, Jorge Forbes explica como O Complexo de Édipo é este "software", criado por Sigmund Freud, que conecta o homem ao mundo. Assista em seu canal do YouTube.

Tempo de leitura 15 min
 

O Excesso, a Repetição e o Ridículo

A partir da conferência de Jorge Forbes e Gilles Lipovetsky, "Sociedade de Consumo: da cafonice à sobriedade", para a Aula Magna Psicanálise, organizada pela FAAP, Letícia Genesini desenvolve 3 notas sobre o Kitsch. Leia no site.

Tempo de leitura 20 min
Cinema & Psicanálise
© 2012-2022 IPLA. CC alguns direitos reservados.