13 de maio de 2022 | Nº 248
 

Freud em TerraDois

A psicanálise em TerraDois exige um avanço às teorias freudianas. Se vivemos agora em um mundo de laços sociais horizontais, como fica a psicopatologia freudiana estabelecida na verticalidade do Édipo? Precisamos, como avançou Lacan, de uma Psicanálise Além do Édipo.

Isso, porém, não significa dar a Freud uma roupagem de obra datada. Se podemos avançar sobre o que ele deixou é porque seus princípios falam do que é mais humano. Freud segue presente nas notícias que lemos no jornal, nas peças que assistimos, nas crônicas inusitadas dos nossos dias e, evidentemente, na clínica. A psicanálise está nos detalhes de nosso quotidiano. É preciso, porém, um trabalho de "refraseamento" dessa obra, como diz Jorge Forbes, para manter viva a teoria freudiana.

Os conteúdos dessa edição mostram como Freud segue presente.

Boa leitura.

  Freud em TerraDois
Nesta edição:

A Pane - criminoso por um sentimento de culpa?

"A Pane", peça em cartaz no Teatro FAAP, mostra que está viva uma questão fundamental em Freud: o que vem antes, a culpa ou o delito? Leia a resenha de Teresa Genesini, no site.

Tempo de leitura 15 min
 

Jorge Forbes para Almoço no MyNews

Jorge Forbes fala sobre política em TerraDois, subjetividade nas empresas e outros temas, em conversa com a jornalista Myrian Clark para o "Almoço do MyNews" de 06/05. Assista no site.

Tempo de leitura 30 min
Psicanálise: Novas conferências sobre a Clínica do Real
© 2012-2022 IPLA. CC alguns direitos reservados.