29 de abril de 2022 | Nº 247
 

AVISO AOS NAVEGANTES

O mundo mudou. Não há quem não sinta hoje os efeitos do novo laço social. É palpável para todos que "alguma coisa está fora da ordem", como diz Caetano Veloso. A questão, porém, é como viver nesse mundo em que os velhos referenciais não servem mais e que a todo momento nos surpreende?

"Desorientados, tentamos velhas receitas que, claro, não funcionam. Cresce o mercado de conselheiros de meditação, de autoajuda, de psicoterapias positivas, de compliances controladoras" escreve Jorge Forbes no artigo dessa edição.

E a Psicanálise? Diferente das respostas que buscam educar o desejo, a Psicanálise segue sendo aquilo que não recua frente ao humano - e por isso é, possivelmente, a práxis que melhor responde aos anseios da contemporaneidade.

  O impacto da guerra
Nesta edição:

O que quer dizer TerraDois?

TERRADOIS é igual à TERRAUM, geograficamente, e seus habitantes até são muito parecidos. Só. A partir daí, tudo muda. Do nascimento à morte, passando por todas as etapas da vida: educar, estudar, amar, casar, trabalhar, procriar, profissionalizar, divertir, aposentar, tudo é radicalmente diferente. Leia o artigo de Jorge Forbes para a revista HSM.

Tempo de leitura 15 min
 

A Carta

Como ler "O Tabu da Virgindade" no século XXI? Nessa carta fictícia, Vanessa Scofield resume o encontro de 19/04 do Curso da TerraDois, quando Jorge Forbes conduz uma leitura guiada e atualizada da série de textos de Freud "Contribuições para a psicologia da vida amorosa". Leia no site.

Tempo de leitura 15 min
Sábados no IPLA: Por que a psicanálise hoje?
© 2012-2022 IPLA. CC alguns direitos reservados.