18 de março de 2022 | Nº 245
 

O IMPACTO DA GUERRA

Há 70 anos o mundo não se deparava com uma guerra que pudesse tomar proporções mundiais. Chegamos a imaginar que esses conflitos passariam aos livros de história e documentários, que não tinham mais lugar no mundo presente. Até que o improvável ocorreu: há cerca de três semanas a Rússia invadiu a Ucrânia. O mundo todo sofreu um impacto.

Estamos impactados, lembra Jorge Forbes, justamente porque um pacto foi quebrado. Os valores e ideias que tomávamos por certos foram postos em questão e perdemos a referência.

Frente à guerra, perdemos as palavras. Freud, ao indagar "Por que a Guerra?" e ao olhar a questão de vários ângulos, diz: "penso que a principal razão porque nos rebelamos contra a guerra é que não podemos fazer outra coisa." Trazemos nessa edição dois debates que não elucidam a guerra, mas nos ajudam a navegar nesse cenário de incertezas.

  O impacto da guerra
Nesta edição:

Por que a Guerra?

Existe alguma forma de livrar a humanidade da ameaça de guerra? É a questão que, em 1932, Einstein coloca a Freud, que lhe responde com a carta "Por que a guerra?". Leia no site.

Tempo de leitura 10 min
 

Guerra Rússia x Ucrânia

Jorge Forbes, em conversa com a jornalista Izabella Camargo, fala sobre os impactos da guerra Rússia X Ucrânia em nossa subjetividade. Confira a entrevista completa.

Tempo de leitura 35 min
Live: O Percurso de uma Análise Lacaniana
© 2012-2022 IPLA. CC alguns direitos reservados.