4 de março de 2022 | Nº 244
 

O IPLA EM 2022

Começa mais um ano letivo do IPLA. Novos alunos iniciam nosso Corpo de Formação, juntando-se aos que continuam sua escolha pela Psicanálise. E a pergunta fica: como se forma um analista? "Sabemos que existem psicanalistas, no plural. Difícil é definir o singular", escreve Jorge Forbes. Freud já disse que analisar é um dos três ofícios do impossível.

Frente a essa impossibilidade de se ter uma definição universal, o estudo da psicanálise exige de todos a reflexão: o que é ser um analista?

Sem fechar a questão, deixamos os leitores com os textos dessa newsletter e a frase de Paul Valéry, frase grafada em 1937 na entrada do Museu do Homem, em Paris: "Depende daquele que passa, que eu seja túmulo ou tesouro. Isso só depende de você. Amigo, não entre aqui sem desejo."

  O IPLA em 2022
Nesta edição:

A Formação do Analista

Sabemos dizer quem é o médico, o advogado, o engenheiro. E o analista? Como se forma um analista? Jorge Forbes responde essa questão em seu canal do Youtube.

Tempo de leitura 5 min
 

Sexualidade: A Infinitude Significante no Ser Falante

"O que é um homem e o que é uma mulher?" Essa questão guiou o trabalho de conclusão do Curso Fundamental do Corpo de Formação do IPLA 2021. Leia o texto apresentado no final do ano por: Aline de Oliveira, Denis De Oliveira, Fernanda Bulle, Gabriel Rivera, Ludmylla Queiroz, Mariana Boscolo, Paula de Godoi Vianna, Pedro Paulo Rolim, Renata Baboni, Rogéria Escobar, Sheila Ferreira e Tassiane Cruz. No site.

Tempo de leitura 15 min
Psicanálise: Novas conferências sobre a Clínica do Real
© 2012-2022 IPLA. CC alguns direitos reservados.