10 de dezembro de 2021 | Nº 243
 

Um mundo múltiplo

O mundo ficou plural. "Agora que temos um laço social horizontal não há um padrão orientador ao qual se adaptar ou contra o qual se rebelar; temos uma pletora de padrões. A cada um seu padrão, a cada um sua escolha, a cada um sua razão" escreve Jorge Forbes no artigo que abre esta edição.

Sentimos isso a todo momento, e na pele. A sexualidade humana, nunca totalmente capturada por standards, ganha, na contemporaneidade, novos nomes e formas de expressão. Segue latente, porém, a dúvida: "O que é um homem? O que é uma mulher?"

É essa questão que nos guiará na Conversação Clínica de 2021, tradicional evento que marca a conclusão do ano letivo no IPLA, onde receberemos (virtualmente) Jorge Forbes e François Leguil, psicanalista e psiquiatra em Paris.

A Conversação Clínica acontecerá no dia 11 de dezembro, e é um evento exclusivo a alunos IPLA e convidados.

  Um mundo múltiplo
Nesta edição:

Polarização

Vivemos em um mundo polarizado. A horizontalização do laço social multiplica os padrões. Às novas liberdades soma-se a questão trágica: como lidar com a presença de razões conflitantes, mas igualmente válidas? É o que escreve Jorge Forbes em artigo à HSM.

Tempo de leitura 15 min
 

O Sinthoma e a responsabilidade sexual

"Como podemos articular o Sinthoma e a responsabilidade sexual?". Essa questão guiou o trabalho de conclusão do Curso Intermediário do Corpo de Formação do IPLA 2021. Leia o texto desenvolvido e apresentado por Aline Barra, Karyna Simplicio, Larissa Batistão, Leandro Paschoal da Silva, Marianne Meni e Vito Casado. No site.

Tempo de leitura 20 min
Corpo de Formação: de Freud a Lacan 2022
© 2012-2021 IPLA. CC alguns direitos reservados.