Nelson Screnci pinta matas, várias, na repetição sempre diferente, e no entanto radicalmente outras.
Como numa análise em que a repetição pode levar à invenção, para o artista é impossível se repetir na mesmice.
Nelson fala de um trabalho de equipe por trás da obra – algumas pessoas vivas, outras mortas – ele mostra Portinari, nessa mata, Cézanne, nessas variações de luzes no morro… todas que determinam influências, repertórios…
O mais difícil, diz ele, é fazer escolhas. Tirar coisas, tirar coisas…
Para chegar, diria Lacan, ao “seu osso”.
Nelson Screnci
Nascido em São Paulo em 1955, Nelson Screnci é artista plástico, professor de Artes Visuais e de História da Arte. Formado em Artes Plásticas na FAAP em 1982, recebeu no ano seguinte o Prêmio Pirelli-Masp. Desde então participa ativamente do circuito cultural realizando palestras, cursos, artigos e exposições.
Seu trabalho integra também o acervo de importantes museus nacionais e internacionais, além de servir de referência em diversas publicações culturais.
A pintura de Screnci compõe-se a partir da articulação de imagens retiradas da memória pessoal, da história da arte ou de situações do cotidiano que remetem à cultura de massa. Utilizando-se de recursos compositivos tais como a multiplicação de imagens ou a analogia entre obras históricas, propõe um exercício criativo e poético com a intenção de provocar no expectador o questionamento da condição humana diante da realidade contemporânea.
Informações e inscrições
Instituto da Psicanálise Lacaniana – IPLA
Rua Augusta, 2.366 – casa 2 – Jardins
São Paulo, SP – CEP 01412-000
Telefones: (11) 3061 0947 e 3081 6346
www.ipla.com.br
ipla@ipla.com.br
http://twitter.com/ipla_
http://www.facebook.com/ipla.ipla
Clique aqui para baixar o poster de divulgação.
]]>
Deixe um comentário
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.