Os Bisturis da Clínica do Real 08/11/2012

E é por poder articular o leque dos gozos sexuais que a psicanálise dá seu passo decisivo*.
Jacques Lacan (1971-1972)

Em 2013, o IPLA vai se dedicar ao estudo de quatro temas fundamentais para a psicanálise do Século XXI: 1) Os novos modos de Gozo (efeitos das multi-orientações pulsionais); 2) A Surpresa (os deslocamentos do gozo); 3) O ponto de Vergonha (uma nova transcendência?); e 4) a Consequência (a responsabilidade pelo inconsciente).

Depois de, em 2012, termos colocado a Clínica do Real no divã, faremos, agora, uma revisão conceitual, analisando o que ontem nós fazíamos e o que hoje fazemos. Ao longo do ano, evidenciaremos os bisturis válidos e necessários para que a psicanálise possa operar na época atual. O programa, dividido em quatro cursos, abordará, respectivamente, esses operadores clínicos, permitindo, ao psicanalista contemporâneo, uma melhor instrumentalização de sua práxis. Cada um desses conceitos será estudado por meio dos textos de Freud e de Lacan, bem como de seus seguidores, associados a uma bibliografia de contribuições da filosofia, do direito, da antropologia, da sociologia, da linguística, da lógica e da epistemologia, prioritariamente.

Coordenação Geral: Jorge Forbes.

Curso presencial e online. Você pode vir à sede do IPLA (Rua Augusta, 2.366 – Casa 2), ou fazer parte em seu laptop, toda segunda-feira, a partir de 25 de fevereiro de 2013!

___________________________
*LACAN, Jacques. (1971-1972). Estou falando com as paredes: conversas na Capela de Sainte-Anne. Rio de Janeiro: Zahar, 2011.

Deixe uma resposta