Fragmentos da Conversação Clínica do IPLA 2012 14/12/2012

Entre os dias 7 e 9 de dezembro, o IPLA realizou sua Conversação Clínica anual, na cidade de São Bento do Sapucaí, sob a coordenação de Jorge Forbes. A fronteira entre os estados de Minas Gerais e São Paulo traz em suas memórias as trincheiras da Revolução Constitucionalista de 1932. Nesse clima histórico, nos debruçamos em uma tarefa também, de certa forma, histórica: discutir o que será “Um Tratado para a Psicanálise do Século XXI”.

Em jornadas exclusivas aos membros do Corpo de Formação em Psicanálise do IPLA e alunos do curso online,  68 pessoas reuniram-se nesses três dias para colocar “enfim, a psicanálise no divã”. Os textos das aulas do curso de 2012, escritos pelos professores, foram comentados e discutidos com a maioria dos autores e todos os participantes da Conversação, em alto estilo: com clareza e propriedade.

O resultado desse trabalho será um livro a ser lançado em 2013, cujos capítulos serão divididos em quatro partes: A análise e seu começo; A análise e sua condução; A análise, suas escansões e seus impasses; A análise, suas finalidades e seus finais – com prefácio e quatro capítulos escritos por Jorge Forbes. Um trabalho intenso, com resultados promissores. Aguardemos!

Clique aqui para ver a galeria de imagens do evento.

]]>

Deixe uma resposta