Conversação Clínica 2022 09/12/2022

“A CLÍNICA PSICANALÍTICA DOS SINTOMAS PÓS-PANDEMIA”

SÃO BENTO DO SAPUCAÍ – 9 a 11 de dezembro

No divã dos psicanalistas estão os sintomas da pandemia da COVID 19.  Os pacientes trazem para o tratamento psicanalítico o sofrimento ligado às consequências no corpo e na psique, da doença provocada pelo vírus, do longo período do confinamento em casa e do distanciamento social. Proliferaram doenças cardiovasculares, do aparato respiratório e neurológico. Muitos estão acima do peso. Outros não aguentam as tensões no lugar de trabalho e na família. Há crises nas empresas e nas repartições públicas porque os trabalhadores não se sentem à vontade para voltar ao trabalho presencial.  Se nas famílias, durante a pandemia, segurava-se o rojão dos conflitos com os queridos, hoje, acontecem por toda parte separações que, no limite, podem levar a sua judicialização. E, last but not least, educadores se debatem com as dificuldades de aprendizagem que a pandemia trouxe para crianças e adolescentes.

A psicanálise e sua clínica desenvolveram durante a pandemia novas técnicas de atendimento on-line que merecem ser vistas, revistas e teorizadas para serem publicadas enquanto propostas para a sociedade, de como lidar com as consequências da pandemia.  Portanto, o Instituto da Psicanálise Lacaniana propõe-se a:

  1. Elaborar um diagnóstico: O que mudou na pandemia para as pessoas e para as instituições? Como essas mudanças afetaram a clínica psicanalítica?
  2. Debater as causas dos sintomas e as possibilidades de teorizar os novos desafios para a psicanálise e para a sociedade em geral;
  3. Estabelecer formas de tratamento: O que devemos tratar? De que maneira devemos tratar? O atendimento por videoconferência veio para ficar?

Para elaborar essa proposta da psicanálise lacaniana para a sociedade brasileira, a Conversação Clínica desse ano deve colher e analisar depoimentos de profissionais que podem ajudar a estabelecer diagnósticos psicanalíticos. A finalidade da Conversação será a redação da “Bula de São Bento do Sapucaí: uma proposta do Instituto da Psicanálise Lacaniana para o tratamento de sintomas pós-pandemia” que deve ser amplamente divulgada nos meios de comunicação.

PREPARATIVOS:

Para preparar a Conversação, juntando informações e interpretações sobre o tema, o Instituto da Psicanálise Lacaniana – IPLA está contando com a colaboração dos alunos dos Cursos Fundamental e Intermediário. Seus trabalhos irão subsidiar os debates sobre:

  1. O novo amor em tempos de crise
  2. A pandemia e o sofrimento no corpo
  3. O difícil retorno ao trabalho presencial nas empresas e repartições públicas
  4. Educação em tempos de distanciamento e reabertura social

Cada um dos quatro grupos do Curso Fundamental e o grupo único do Curso Intermediário são convidados a pesquisar informações sobre as quatro áreas temáticas, ou seja, amor, medicina, trabalho e educação, preparando e realizando entrevistas com profissionais das respectivas áreas e apresentá-las gravadas em vídeo de 2 (dois) minutos, além de comentários escritos, com base na psicanálise lacaniana, sobre os temas mencionados. Os trabalhos devem focar em três questões:

  1. Quais são os impactos que a pandemia causou?
  2. Como esses impactos mudaram a prática profissional?
  3. Quais foram as consequências para a práxis depois da pandemia?

As entrevistas com profissionais que atuam nas áreas podem ser realizadas com os membros do próprio grupo de estudo ou com profissionais “de fora”. Os esboços dos trabalhos (vídeos com as entrevistas e comentários escritos) devem ser apresentados em encontros preparatórios nos dias 21 e 22 de novembro, respectivamente, nos Cursos Fundamental e Intermediário. Os trabalhos finais dos grupos serão apresentados nos dias 5 de dezembro (para os grupos do Curso fundamental) e 6 de dezembro (para o grupo Intermediário).  Os resultados desse esforço coletivo serão base do debate nas mesas temáticas da conversação.

A CONVERSAÇÃO EM SÃO BENTO:

A Conversação Clínica se iniciará na sexta-feira, dia 9 de dezembro e terminará no domingo, dia 11 de dezembro, com a redação e a leitura da “Bula de São Bento do Sapucaí: uma proposta do Instituto da Psicanálise Lacaniana para o tratamento de sintomas pós- pandemia”.

Para tanto, haverá 4 (quatro) mesas temáticas às quais corresponderão 4 (quatro) grupos de trabalho que irão preparar as apresentações e serão também os responsáveis pela redação das atas das mesas e das propostas que comporão o texto final.  Esses grupos contarão com monitores escolhidos entre os participantes do Curso da TerraDois para orientá-los na redação da Bula.

PROGRAMAÇÃO

9/12 – 6ª feira

17h00 – Lanche de boas-vindas

17h30 – Abertura: “A clínica psicanalítica dos sintomas pós-pandemia – questionamentos” (Jorge Forbes)

18h00 – Mesa 1: “O novo amor: eterno enquanto dura a pandemia?”

21h00 – Jantar

10/12 – Sábado

9h30 – Mesa 2 – “A pandemia afetou o corpo: interlocução entre psicanalistas e médicos”

12h00 – Intervalo para almoço

14h00 – Mesa 3 – “Voltar do home-office para o local de trabalho: o difícil retorno nas instituições públicas e privadas”

16h00 – Coffee-break

16h30 – Mesa 4 – “Da sala de aula para a tela e vice e versa: a educação em tempos de distanciamento e de reabertura social”

18h30 – Redação do esboço da “Bula de São Bento”

21h00 – Festa

11/12 – Domingo

10h00 – Debate e versão final da “Bula de São Bento”

11h30 – Conclusões finais com Jorge Forbes