Cinema & Psicanálise: Quando fala o Coração 27/08/2022

O Cinema e a Psicanálise nasceram praticamente juntos, no final do século XIX e início do século XX, fornecendo argumentos para muitas das discussões que sustentam nossa vida atual.

Luís Buñuel, em suas memórias, lembra que Lacan tinha o cinema como uma referência para os psicanalistas. Do lado dos cineastas, muitos fizeram uso da psicanálise explicitamente, como Alfred Hitchcock e Ingmar Bergman, entre outros.

Neste encontro presencial iremos conhecer e debater um dos ícones da História do Cinema: “Quando fala o Coração” (1945), de Alfred Hitchcock.

SINOPSE
“A dra. Constance Petersen (Ingrid Bergman) trabalha como psicóloga em uma clínica para doentes mentais. O local está prestes a mudar de direção, com a substituição do dr. Alexander Brulov (Michael Chekhov) pelo dr. Edward (Gregory Peck). Ao chegar o dr. Edwards surpreende os médicos locais pela sua jovialidade e também por seu estranho comportamento. Logo Constance descobre que ele é na verdade um impostor, que perdeu a memória e não sabe quem é nem o que aconteceu com o verdadeiro dr. Edwards”

Realização: Lita Projetos Culturais em parceria com o IPLA

PROFESSORES

Liége Lise
Psicóloga e Psicanalista, membro e professora do IPLA – Instituto da Psicanálise Lacaniana. Pesquisadora na Clínica do Genoma Humano, na USP.

Marco Antonio Guerra
Bacharel em História pela PUC-SP, com mestrado e doutorado em Artes pela ECA-USP. Professor Assistente Doutor na ECA-USP e na Universidade São Judas Tadeu.

CINEMA & PSICANÁLISE

• Data: Sábado, 27 de agosto, das 14h às 17h
• Local: IPLA – Instituto da Psicanálise Lacaniana | Alameda Campinas, 1063
• Ingresso: R$ 140,00
R$ 120,00 – Aluno Corpo de Formação IPLA
• Inscrições: 11 99122 5437 (WhatsApp Lita Projetos Culturais)