“Seja qual for o caminho escolhido pelo psicanalista,
um poeta já passou por ele antes.”
Sigmund Freud
Sigmund Freud e a psicanálise impactaram profundamente a cultura alemã do século XX. É da amizade entre Thomas Mann, o poeta “porta-voz do povo alemão” , e o médico vienense, quem deu ao inconsciente o seu lugar na vida e na cultura, que nasceu uma obra literária marcante: “A morte em Veneza”. Encontramos no conto de Mann o que Freud descobre sobre a sexualidade humana, a vida e a morte e os estranhos caminhos do desejo humano.
O curso sobre “Sigmund Freud e os poetas alemães: Thomas Mann” pretende, em três encontros, apresentar o autor Thomas Mann no contexto da cultura germânica na virada do século XX, sua importância para a literatura alemã e sua amizade com Sigmund Freud para depois passar a apresentar o conto “A morte em Veneza” pelo prisma da psicanálise. Last but not least, o curso trará a influência da psicanálise sobre os artistas do nascente século XX para chegar à sétima arte de Luchino Visconti, cujo filme “A morte em Veneza” reune o legado de Sigmund Freud e Thomas Mann.
PROGRAMAÇÃO
Aula 01 | 11/06
THOMAS MANN, UM POETA “PORTA-VOZ DO POVO ALEMÃO”
Sigmund Freud e Thomas Mann: contemporâneos na virada do século XX na Europa central – Thomas Mann, sua origem brasileira numa família protestante de Lübeck – Sigmund Freud, um judeu da Morávia – O poeta e o psicanalista: a amizade entre dois homens que marcam a época.
Aula 02 | 18/06
“A MORTE EM VENEZA”: UM CONTO FRUTO DE INTERLOCUÇÃO ENTRE O PSICANALISTA E O AUTOR
Um conto que marca a história da literatura – A estranha sexualidade humana – Vida e morte como tema do conto e da psicanálise de Sigmund Freud – A finitude como tema no “Mal-estar na Cultura”.
Aula 03 | 25/06
“A MORTE EM VENEZA” E O MOVIMENTO ARTÍSTICO DA VIRADA DO SÉCULO XX
A revolução na arte da virada do século XX – Sigmund Freud, analista de artista: Gustav Mahler – “A morte em Veneza”, literatura, música e psicanálise na sétima arte de Luchino Visconti.
Quartas-feiras, das 19h30 às 21h
Datas: 11, 18 e 25 de junho
Curso Híbrido: As aulas são conduzidas em nossa sede, em São Paulo, com um auditório de participantes, e transmitida ao vivo na sala virtual do zoom.
Aluno-IPLA: R$ 360,00 (parcelável em 2x) – inscrições na secretaria do IPLA
Valor Público Geral: R$ 599,00 – inscrições no sympla
DOCENTE RESPONSÁVEL | Dorothee Rüdiger
Psicanalista, pesquisadora e professora universitária no campo do direito e da psicanálise, com bacharelado em direito pela Universidade de Freiburg im Breisgau, na Alemanha, mestrado e doutorado em direito pela Universidade de São Paulo. Participa da Clínica de Psicanálise do Centro de Estudos sobre o Genoma Humano e Células-Tronco – USP. Docente dos cursos do Instituto da Psicanálise Lacaniana, é coordenadora dos cursos on-line do instituto.
CURADORIA | Jorge Forbes
PRÓXIMOS CURSOS
RECORTES DA PSICOFARMACOLOGIA QUE AUXILIAM A CLÍNICA DO PSICANALISTA
Sábados, 16 e 23/08, das 9h00 às 13h00
com Elisa Padovan
curadoria: Jorge Forbes
Em dois sábados de agosto, 16 e 23, falaremos da psiquiatria do século XXI, com foco na psicofarmacologia de casos clínicos de depressão, ansiedade, esquizofrenia, transtorno afetivo bipolar, entre outros, que possibilitam o discernimento de uma clínica diferencial: Psicanálise X Psiquiatria.
A ANTROPOLOGIA DE JACQUES LACAN
Sábados, 13 e 30/09, das 9h00 às 13h00
com Rogelio Scott
curadoria: Jorge Forbes
Este curso oferece um percurso sobre o diálogo e intercambio que Jacques Lacan estabeleceu com a antropologia ao longo do seu ensino, tanto epistemológica, quanto teoricamente. Vamos parar em quatro pontos fundamentais de encontro: o questionamento da natureza humana; os fundamentos “significantes” da psicanálise; sua formalização; e sua demarcação cientifica.