“Seja qual for o caminho escolhido pelo psicanalista,
um poeta já passou por ele antes.”
Sigmund Freud
Muito além de “Édipo Rei”, a relação de Freud com a literatura trilhou vários caminhos. Através da leitura de “Homem da Areia” de E.T.A. Hoffmann, Freud pensa o estranhamente familiar, das Unheimliche; o chiste aparece no encontro com a obra poética de Heinrich Heine, enquanto o Fausto de Goethe permeia toda a sua obra. É sobre as relações de Sigmund Freud com os poetas alemães que vamos falar no curso “Freud, os poetas alemães e o desejo: Goethe, Hoffmann e Heine”.
PROGRAMAÇÃO
Aula 01 | 06/11
O HOMEM MODERNO E SEU DESEJO: o Fausto de Johann Wolfgang von Goethe
Goethe, o “príncipe dos poetas” – a modernidade, época de Goethe – Fausto, obra de uma vida – os personagens Fausto e Mephisto – Fausto e Freud: recortes da peça teatral e sua relação com a obra de Freud.
Aula 02 | 13/11
O SINISTRO, NOSSO “ESTRANHAMENTE FAMILIAR”: E.T.A. Hoffmann e o Homem da Areia
Hoffmann e a restauração política na Europa – o romantismo na literatura alemã – o romantismo como fuga no Mal-Estar na Civilização por Freud – o sinistro no conto do “Homem da Areia” – o sinistro e a sexualidade por Freud – o “Homem da Areia” por Jorge Forbes – Freud e a literatura de suspense.
Aula 03 | 20/11
O HUMOR COMO ANTÍDOTO À CENSURA: Heinrich Heine e os Balneários de Lucca
Da restauração às revoluções liberais na Europa do século XIX – do poeta romântico ao jornalista satírico – os personagens caricatos nos Balneários de Lucca – a censura, o chiste e sua relação com o inconsciente por Freud – o humor como arma na política e na vida privada – Heine e Freud: dois intelectuais judeus.
Quartas-feiras, das 19h30 às 21h
Datas: 06/11, 13/11, 20/11
Curso Híbrido: As aulas são conduzidas em nossa sede, em São Paulo, com um auditório de participantes, e transmitida ao vivo na sala virtual do zoom.
Aluno-IPLA: R$ 360,00 (parcelável em 2x) – inscrições na secretaria do IPLA
Valor Público Geral: R$ 599,00 – inscrições pelo sympla.
DOCENTE RESPONSÁVEL | Dorothee Rüdiger
Psicanalista, pesquisadora e professora universitária no campo do direito e da psicanálise, com bacharelado em direito pela Universidade de Freiburg im Breisgau, na Alemanha, mestrado e doutorado em direito pela Universidade de São Paulo. Participa da Clínica de Psicanálise do Centro de Estudos sobre o Genoma Humano e Células-Tronco – USP. Docente dos cursos do Instituto da Psicanálise Lacaniana, é coordenadora dos cursos on-line do instituto.
PARTICIPAÇÃO | Letícia Genesini
Escritora e comunicadora. Membro do Instituto da Psicanálise Lacaniana.
CURADORIA | Jorge Forbes