Apresentação
O Sintoma é o tema do Curso Intermediário no IPLA em 2016. Expressão humana paradoxal, o sintoma causa sofrimento e satisfação. É uma resposta singular de como a pessoa lida com seu corpo, afeto e sexualidade. A conceitualização de sintoma advém da prática clínica e da ética em psicanálise.
Sigmund Freud desvela o sintoma como uma das formações do inconsciente, uma expressão disfarçada do desejo. Sob ação do recalque, a partir da chave edípica, o sintoma épara Freud uma aliança de compromisso entre pulsão e defesa. Por meio da interpretação e do ganho de sentido, podia ser decifrado.
Jacques Lacan, no seu primeiro ensino, propõe, a partir da ferramenta da linguística estrutural um retorno a Freud expresso no paradigma “O inconsciente é estruturado como uma linguagem”. O inconsciente simbólico, nos eixos da metáfora e da metonímia, pauta a intervenção sobre o sintoma pela via do significante levando a sua remissão. Posteriormente, Lacan procede a uma ruptura. Verifica, na sua práxis clínica, que nem tudo faz sentido no corpo e na vida de uma pessoa. É o segundo momento do seu ensino, sob a égide do inconsciente real, Lacan cria um novo entendimento e uma nova intervençãosobre o sintoma, cuja grafia passa a ser “sinthoma”. Este não é mais expressão de conflito, mas diz da identidade única da pessoa, aspecto do qual não consegue se desvencilhar, osso duro a suportar que pede uma solução singular para a angústia do ser.
No século XXI, os sintomas não são os mesmos da época de Freud. Os Novos Sintomas são novas expressões do sofrimento subjetivo e trazem como marca a impossibilidade de explicação. Têm como característica o curto-circuito da palavra, resistem à associação livre e à interpretação. Marcam a passagem do “Freud explica” para o “Freud implica”. A responsabilidade passa a ser o novo orientador clínico, convite para que a pessoa em análise, diante deste ponto estranho, que “sou eu”, invente uma solução e uma forma de se articular no mundo.
Forma de Organização
No início de cada bimestre Jorge Forbes fará a conferência inaugural. Ela ocorrerá nas segundas-feiras, e não nas terças, pois também será oferecida aos participantes do Curso Fundamental presencial e Online.
O tema anual – O Sintoma – será trabalhado em quatro módulos bimestrais. Nos dois primeiros será visto como Freud considerou o sintoma ao longo de sua obra. Nos dois últimos, a releitura que Lacan faz quanto ao sintoma freudiano e os avanços que apresentou, caracterizando o Sinthoma.
Ao longo de cada bimestre haverá uma aula ministrada por um dos professores do IPLA visando uma articulação e elucidação do mote de estudo de cada módulo com os textos afins.
A dinâmica de trabalho se dará em pequenos grupos, formados por meio de sorteio-escolha, acompanhados por um Tutor e Sombra. A função do Sombra é marcar com sua presença uma inquietação, provocando para que cada participante do grupo se implique e coloque de si na produção, inscrevendo a não suficiência e incompletude diante da experiência do saber em psicanálise. Tal dinâmica oportuniza uma melhor apropriação e construção dos conceitos estudados. No final de cada semestre, os grupos apresentarão um trabalho, produção compartilhada, fruto do estudo que empreenderam.
Datas e horário: às terças feiras de 20h a
21h30min.
Investimento: 12 parcelas de R$ 380,00.
Informações na secretaria: tel: (11) 3061-0947, com
Caetano Imbo
Coordenação: Liége Lise
Cronograma
Módulo 1: O sintoma, expressão disfarçada do desejo |
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1 |
07/03 |
Conferência Inaugural Jorge Forbes |
2 |
15/03 |
O sintoma e as formações do inconsciente |
3 |
22/03 |
Sintoma, defesa e recalque |
4 |
29/03 |
Dora e o sintoma histérico |
5 |
05/04 |
“Os sintomas têm um sentido e se relacionamcom as experiências do paciente.” |
6 |
12/04 |
Aula expositiva – A psicanálise, o sintoma de Freud |
7 |
19/04 |
“A fantasia desempenha um papel importante na formação dos sintomas.” |
8 |
26/04 |
O homem dos ratos e o sintoma obsessivo |
Bibliografia de Referência:
2.FREUD, Sigmund. (1913). Sobre a psicanálise. In: Obras completas de Sigmund Freud. Rio de Janeiro: Imago vol. XII. P.223-229.
3._________. (1915). Recalque. In: Obras completas de Sigmund Freud. Rio de Janeiro: Imago. vol. XIV. P.147-162.
4._________. (1905). Fragmento da análise de um caso de histeria. In: Obras completas de Sigmund Freud. Rio de Janeiro: Imago. vol. VII. P.15-116.
5. _________. (1917). Conferência XVII: O sentido dos sintomas. In: Obras completas de Sigmund Freud. Rio de Janeiro: Imago. vol. XVI. P.265-279.
7._________. (1917). Conferência XXIII: Os caminhos da formação dos sintomas. In: Obras completas de Sigmund Freud. Rio de Janeiro: Imago. vol. XVI. P.361-378.
8._________. (1909). Notas sobre um caso de neurose obsessiva. In: Obras completas de Sigmund Freud. Rio de Janeiro: Imago. vol. X.P.137-215.
Módulo 2: Sintoma e repetição |
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1 |
02/05 |
Conferência Inaugural Jorge Forbes |
2 |
10/05 |
Sintoma, libido e transferência |
3 |
17/05 |
“Recordar, repetir e elaborar.” |
4 |
24/05 |
Caso Hans |
5 |
31/05 |
Aula expositiva: Angústia e sintoma |
6 |
07/06 |
“Inibições, sintomas e ansiedade.” |
7 |
14/06 |
“Um sintoma é um sinal substituto de uma satisfação pulsional recalcada.” |
8 |
21/06 |
Supervisão dos trabalhos |
9 |
28/06 |
Apresentação dos trabalhos |
Bibliografia de Referência:
2. FREUD, Sigmund. (1917). Conferência XXVII. Transferência. In: Obras completas de Sigmund Freud.Rio de Janeiro: Imago. Vol. XVI. P.433-448.
3._________. (1914). Recordar, repetir e elaborar. (Novas recomendações sobre a técnica da psicanálise). In: Obras completas de Sigmund Freud. Rio de Janeiro: Imago. Vol. XII. P.163-171.
4. _________. (1909). Análise de uma fobia em um menino de cinco anos. In: Obras completas de Sigmund Freud. Rio de Janeiro: Imago. Vol. X. P.13-133.
6. e 7._________. (1926). Inibições, sintomas e ansiedade. In: Obras completas de Sigmund Freud. Rio de Janeiro: Imago. Vol. XX. P.81-171.
Módulo 3: Sintoma, metáfora do desejo |
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1 |
01/08 |
Conferência Inaugural Jorge Forbes |
2 |
09/08 |
O sintoma “se resolve por inteiro numa análise linguageira, por ser ele mesmo estruturado como uma linguagem.” |
3 |
16/08 |
Finalização do tema da aula anterior |
4 |
23/08 |
No sintoma há uma satisfação às avessas do desejo |
5 |
30/08 |
Finalização do tema da aula anterior |
6 |
06/09 |
Aula expositiva: Sintoma: o encontro do verbo com a carne |
7 |
13/09 |
Caso Genoma: Do cemitério para a vida |
8 |
20/09 |
Sintoma e pulsão: satisfação paradoxal |
9 |
27/09 |
“Ler um sintoma.” |
Bibliografia de Referência:
2. e 3. LACAN, Jacques. (1953). Função e campo da fala e da linguagem em psicanálise. In: Escritos. Rio de Janeiro: Zahar, 1998. Parte II. Símbolo e linguagem como estrutura e limite do campo psicanalítico. P. 267-290.
4. e 5._________ (1957-1958). O Seminário. Livro 5: As formações do inconsciente. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1999. Capítulo XVIII. As máscaras do sintoma. P. 330-346.
7. GENESINI, Teresa. Do cemitério para a vida. Site IPLA. https://ipla.com.br/editorias/acontece/do-cemiterio-para-a-vida.html
8._________ (1964) O Seminário. Livro 11: Os quatro conceitos fundamentais da psicanálise. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 2001. Capítulo XIII. Desmontagem da pulsão. P. 159-166.
9. MILLER. Jacques-Alain. Ler um sintoma. Trabalho final no Congresso da NLS – Londres, 2011. http://www.ebpsp.org.br/index.php?option=com_content&view=article&id=579:ler-um-sintoma-jacques-alain-miller&catid=23:textos&Itemid=54
Módulo 4: Sintoma e gozo |
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1 |
03/10 |
Conferência Inaugural Jorge Forbes |
2 |
11/10 |
O 4º nó: o sinthoma |
3 |
18/10 |
Sinthoma como resposta ao real, o fora de sentido e o gozo |
4 |
25/10 |
Aula expositiva: Os novos sintomas e o curto-circuito da palavra |
5 |
08/11 |
Responsabilidade: estar desabonado do inconsciente |
6 |
22/11 |
Supervisão dos trabalhos |
8 |
29/11 |
Apresentação dos trabalhos finais |
Bibliografia de Referência
2. LACAN, Jacques. (2007).O sinthoma.Livro 23: O sinthoma.1975-1976. Rio de Janeiro: Jorge Zahar. Capítulo VI. Joyce e as falas impostas. P.88-98.
3._________(2007). O sinthoma.Livro 23: 1975-1976. Rio de Janeiro: Jorge Zahar. Capítulo VIII. Do sentido, do sexo e do real. P.11-26
4. FORBES,Jorge. (2002). Epidemia de Medeias. Novos modos de desorientação pulsional. http://www.projetopsicanalise.com.br/br/artigos/epidemia-de-medeias.html
5. _________ (2012). Inconsciente e Responsabilidade – Psicanálise do século XXI. Editora Manole. 2012. P. 141-167.