A Vergonha e A Consequência 06/08/2013

 Cursos 3 e 4 de OS BISTURIS DA CLÍNICA DO REAL

O programa se dedica a uma limpeza conceitual da psicanálise tal qual está formulada até os dias de hoje, levando em conta os desafios clínicos nunca antes enfrentados. Leva a clínica do real para além dos limites anteriormente tratados, seja com relação aos pacientes tradicionalmente atendidos nos consultórios, seja levando-a para outros cenários (direito, empresa, escola, hospitais, política, por exemplo). Cada um dos conceitos é estudado por meio dos textos de Freud e de Lacan, bem como de seus seguidores, associados a uma bibliografia de contribuições da filosofia, do direito, da antropologia, da sociologia, da linguística, da lógica e da epistemologia, prioritariamente.

Curso 3: A Vergonha

O ponto de uma nova transcendência: Não influenciamos pela lição de moral, mas, sim, pelo afeto.

Módulo voltado para o estabelecimento de modos de nortear o cidadão do Século XXI, para que não se volte à busca reacionária de um passado mítico no qual, supostamente, tudo seria melhor. Construção de um “novo humanismo” no qual os laços de amizade podem se prestar a orientar quem está angustiado e se sente perdido por falta de parâmetros universais nos quais confiar.

Curso 4: A Consequência

A responsabilidade pelo inconsciente: A responsabilidade sexual não está barrada a ninguém.

Módulo voltado para o estabelecimento de modos de manejar a clínica psicanalítica sem ter que recorrer à culpa advinda do superego para evitar que a pessoa recaia no cinismo em suas relações. Construção de uma clínica ampliada na qual o incompleto, o não saber, pode ser incluído responsavelmente no laço social.

 OBJETIVOS E METAS 

    • Fazer uma limpeza conceitual da psicanálise tal qual está formulada até os dias de hoje, levando em consideração os desafios clínicos nunca antes enfrentados;
    • Levar a clínica do real para além dos limites anteriormente tratados, seja com relação aos pacientes tradicionalmente atendidos nos consultórios, seja levando-a para outros cenários (direito, empresa, escola, hospitais, política, por exemplo);
    • Estabelecer modos de nortear o cidadão do Século XXI que não se voltem ao passado;
    • Estabelecer modos de manejar a clínica psicanalítica, para evitar que a pessoa recaia no cinismo em suas relações;
    • Construir uma clínica ampliada no qual o incompleto, o não saber, pode ser incluído responsavelmente no laço social.

DATAS

Curso III – A vergonha: agosto e setembro 2013

Curso IV – A consequência: outubro e novembro 2013

]]>