Psicanálise: Novas Conferências sobre a Clínica do Real

Novas tecnologias e novas formas de se conviver na pós-modernidade, ou, como diz Jorge Forbes, “em TerraDois”, outrora tendências, se confirmaram. Com a pandemia causada pelo vírus COVID-19 a psicanálise tornou-se uma necessidade. O atendimento on-line, antes exceção, tornou-se praticamente regra. Expandiram-se as redes sociais e as telas do celular, da TV e do computador durante um bom tempo mostraram-se como “janelas para o mundo” indispensáveis, trazendo novos desafios para a clínica de crianças e adolescentes. A biotecnologia trouxe diversas possibilidades de reprodução assistida e uma série de novas questões ligadas à maternidade e à paternidade, enquanto as identidades sexuais se multiplicaram. A questão como manejar as incertezas, os furos e a angústia trazidos para a psicanálise necessita ser abordada. O aprimoramento das redes de comunicação coloca novos desafios para a relação entre psicanalista e paciente: cancelamentos por aplicativo, a presença terceiros durante a sessão de videoconferência. Mais do que nunca, a parceria entre a psicanálise e a psiquiatria se faz necessária e precisa ser tematizada. E, enfim, a questão do final de uma análise está trazendo novos desafios: cada vez mais, pacientes “dão um tempo” e voltam para o divã, fazem o que Jorge Forbes chama de “análise em fatias”, quando não se dão por satisfeitos com seus efeitos terapêuticos. Outras análises permitem o aflorar da criatividade, permitem chegar ao que Jacques Lacan chama de sinthoma, à invenção e a esse estilo inconfundível do qual o mundo em 2022 tanto precisa.

Durante os invernos de 1915/1916 e 1916/1917, Sigmund Freud proferiu uma série de vinte e oito conferências na Faculdade de Medicina da Universidade de Viena. Resolveu colocá-las no papel e publicá-las em 1916 e 1917. Anos mais tarde, em 1933, foi rever o que tinha dito e escrito anos antes. Essa nova série de conferências nunca foi proferida. Freud, como ele mesmo diz no prefácio escrito em 1932, não tinha mais nem idade, nem saúde para dar as aulas ao vivo. No entanto, ele quis “voltar ao menos em fantasia para a sala de aula” para poder, imaginariamente, dirigir-se ao público e apresentar, além do aprofundamento das questões tratadas havia tantos anos atrás, novos temas que surgiram entre 1917 e 1932. Dentre os temas destacam-se a “Divisão da personalidade psíquica”, a “Angústia e a vida pulsional” e, sobretudo, a conferência sobre “A feminilidade”.

Quando o Instituto da Psicanalise Lacaniana realizou há dez anos, em 2012, seu primeiro curso on-line Enfim, a psicanálise no divã, que teve uma nova edição, em 2013, e resultou na publicação do livro Psicanálise: a clínica do Real , em 2014, o propósito era oferecer aos alunos aulas e, mais tarde, lições escritas sobre a prática analítica. O curso de 2012 e manual de prática analítica não perderam sua validade. No entanto, passados dez anos, o curso está pedindo novas lições.

INSCRIÇÕES

As inscrições devem ser feitas através da plataforma da Manole Educação.
Clique no aqui para acessar e se inscrever.

FORMATO DO CURSO

O curso Psicanálise: novas conferências sobre e a clínica do Real pretende apresentar as bases da clínica psicanalítica de Sigmund Freud e o seu avanço em Jacques Lacan a partir da perspectiva de seus desafios na atualidade.

Para tanto propõe um programa de quatro unidades com aulas que dão acesso à compreensão da aplicação clínica da psicanálise lacaniana, seguindo o percurso de uma análise: seu início, seu desenvolvimento, seus impasses e seus finais.

  • 20 aulas gravadas e disponibilizadas na plataforma da Manole Educação
  • 5 conferências de Jorge Forbes
  • Fórum de apoio para dúvidas
  • Podcast de aprofundamento

A QUEM SE DESTINA

O curso  destina-se a todos que possuem sensibilidade com o sofrimento humano  e desejam conhecer a  obra de Sigmund Freud e de Jacques Lacan.  Com uma linguagem acessível, pretende  transmitir os conceitos fundamentais da psicanálise não somente para psicólogos e médicos, como também a interessados das mais diversas formações profissionais.  No entanto, o curso não se destina exclusivamente aos iniciantes na teoria que trata do inconsciente. Psicanalistas e pessoas já versadas na psicanálise, com ou sem experiência clínica, são  igualmente bem vindos para as aulas desse curso.  Estas são baseadas numa releitura dos principais textos de Freud e Lacan com ênfase na prática da psicanálise.

PROGRAMA DO CURSO:

1:  O INÍCIO DE UMA ANÁLISE LACANIANA

A primeira parte será dedicada à questão da necessidade e do começo de uma psicanálise lacaniana no mundo contemporâneo. Questões principais serão as diferenças com outros métodos de cura, novas possibilidades de realizar as sessões e novas maneiras de se estabelecer e manter a transferência.  

AulaTema da Aula
01Aula Inaugural com Jorge Forbes
02Psicanálise: uma necessidade no mundo contemporâneo
03Psicanálise, terapia e coaching: diferenças
04O novo setting analítico no atendimento on-line
05O analista nas redes sociais: questões transferenciais

2: O DESENVOLVIMENTO DE UMA ANÁLISE LACANIANA

Na segunda parte do curso, questões que pertencem ao desenvolvimento de uma análise serão tematizadas. Novos sintomas, novas demandas, novas questões ligadas à sexualidade e seu manejo serão objetos das aulas. 

Aula Tema da Aula
06Conferência com Jorge Forbes
07Videogames, hiperconsumo e outros “vícios” no tratamento de crianças e adolescentes
08Reprodução assistida: desejo e subjetividade
09Manejos clínicos e seu modo de usar: corte da sessão, curiosidade, ironia socrática, empréstimo de consequência
10Novas identidades sexuais: destino, escolha ou modismo

3:  OS IMPASSES QUE O ANALISTA LACANIANO ENCONTRA

A terceira parte do curso é dedicada aos possíveis impasses que possam surgir durante uma análise e que estão ligadas ora a novos sintomas, ora ao uso da tecnologia contemporânea da comunicação.  

Aula Tema da Aula
11Conferência com Jorge Forbes
12Cancelamentos, queixas, mensagens de toda sorte: o manejo clínico por aplicativo
13Psicanalista e psiquiatra: uma parceria imprescindível
14Quando os pais estão ouvindo: tratamento de crianças e adolescentes por videoconferência
15Distúrbios alimentares: tratamento pela psicanálise

4: UMA ANÁLISE LACANIANA E SEUS FINAIS

Na quarta e última parte do curso serão abordadas várias formas de se terminar uma análise, a começar pelas interrupções, passando por seus efeitos terapêuticos e analíticos até chegar ao seu final com o aflorar da criatividade.

AulaTema da Aula
16Conferência com Jorge Forbes
17Dar um tempo: abandono do divã ou “análise em fatias”
18Até onde pode levar uma análise: efeitos analíticos, efeitos terapêuticos
19O aflorar da criatividade: o final de uma análise lacaniana
20Conferência de encerramento com Jorge Forbes

 DIFERENCIAIS:

  • Estudo imediato  dos textos de Sigmund Freud e Jacques Lacan;
  • Visão da prática, conquistas e impasses da psicanálise no dia a dia;
  • Direcionamento para psicanalistas e todos aqueles que querem ter um acesso à psicanálise;
  • Aulas ministradas por psicanalistas com grande experiência didática e clínica;
  • Esclarecimento de dúvidas dos alunos por meio de podcasts;
  • Elaboração de materiais complementares, partilhados em redes sociais e em grupos de discussão;
  • Monitoria disponível full-time para encaminhar as dúvidas dos participantes e auxiliá-los no que for necessário

OBJETIVOS:

  • Transmitir os conceitos fundamentais da psicanálise de Sigmund Freud e Jacques Lacan;
  • Dar uma visão da prática da psicanálise desde sua construção enquanto campo clínico e de seu saber até os nossos dias;
  • Divulgar a psicanálise lacaniana, no Brasil e no mundo. 

CARGA HORÁRIA:

O curso contará com 4 (quatro) cursos de 20 horas cada. A carga horária será distribuída como segue:

20 transmissões on-line, de duas horas cada (aula expositiva) = 40 horas

40 horas de atividade on-line fórum e resposta de questões por podcasts =  40 horas

Total: 80 horas

METODOLOGIA:

Curso on-line: Mediante o uso de uma senha pessoal e intransferível, o aluno poderá assistir às aulas quando e onde desejar. Poderá participar postando comentários e questões aos docentes responsáveis pelas aulas.   Baseados nas questões dos alunos serão elaborados podcasts dos docentes que conterão um resumo da aula e respostas elaboradas às questões dos alunos. A aprendizagem é complementada por meio de fóruns de debates. Material didático e outras atividades sugeridas a critério dos docentes.

CERTIFICAÇÃO:

Certificado emitido pelo Instituto da Psicanálise Lacaniana – IPLA.

MATERIAL DIDÁTICO:

O curso conta com uma bibliografia composta por obras originais de Sigmund Freud e de Jacques Lacan, além das seguintes  obras:

FORBES, J. Da palavra ao gesto do analista. 2. Ed. Barueri: Manole, 2014.
FORBES, J. Inconsciente e responsabilidade: psicanálise do Século XXI. Barueri: Manole, 2012.
FORBES, J. & alii. A invenção do futuro: um debate sobre a pós-modernidade e a hipermodernidade.  Barueri: Manole, 2015.
FORBES, J. (ed.) & RIOLFI, C. (org.). Psicanálise: a clínica do Real. Barueri: Manole, 2014.

ORGANIZAÇÃO:

Instituto da Psicanálise Lacaniana: Dorothee Rüdiger
Editora Manole Cursos: Tatiane Zainell

COORDENADORES E TUTORES:

Direção Geral: Jorge Forbes
http://lattes.cnpq.br/1821501880117212

Psicanalista e médico psiquiatra, em São Paulo. Doutor em Ciências pela Universidade de São Paulo – USP – Faculdade de Medicina (Neurologia). Doutor em Teoria Psicanalítica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ. Mestre em Psicanálise pela Universidade Paris VIII. A.M.E. – Analista Membro da Escola Brasileira de Psicanálise e da Escola Europeia de Psicanálise. Membro da Associação Mundial de Psicanálise – AMP. É um dos principais introdutores do ensino de Jacques Lacan no Brasil, de quem frequentou os seminários em Paris, de 1976 a 1981. Teve participação fundamental na criação da Escola Brasileira de Psicanálise, da qual foi o primeiro diretor-geral. Preside o Instituto da Psicanálise Lacaniana – IPLA e o Projeto Análise (www.projetoanalise.com.br). Dirige a Clínica de Psicanálise do Centro do Genoma Humano – USP. Tem artigos publicados no Brasil e no exterior; é autor, dentre outros livros: Você sofre para não sofrer… Inconsciente e Responsabilidade – Psicanálise do Século XXI – Prêmio Jabuti 2013,  em que estuda as mudanças necessárias a uma psicanálise para os tempos pós-modernos, além do Édipo. Também escreveu Você quer o que Deseja?,  obra que conta com sua 12ª edição, e em coautoria, A Invenção do Futuro, livro no qual pensa soluções para viver na era de quebra dos ideais. Lançou, em 2015, a segunda edição  Da palavra ao gesto do analista  e, em 2017, Você sofre para não sofrer? pela Editora Manole. Colabora com a grande imprensa, sendo curador e conferencista do Café Filosófico da CPFL –  TV Cultura (vídeos: http://migre.me/diXB). Criador do Programa TERRADOIS para a TV Cultura, premiado pela APCA como o melhor programa da televisão brasileira em 2017.

Coordenadora: Dorothee Rüdiger
http://lattes.cnpq.br/0416668605990422

Psicanalista,  é  membro associado ao Instituto da Psicanálise Lacaniana  e atua como psicanalista clínica, pesquisadora e docente no campo do direito e da psicanálise.  Tem formação acadêmica com Graduação em Direito (1980) pela Universidade de Freiburg im Breisgau, na Alemanha, Mestrado (1990) e  Doutorado (1995)  em Direito pela Universidade de São Paulo.  É professora universitária no campo da Psicologia Jurídica, da História do Direito e do  Direito do Trabalho desde 1988, quando ingressou na  Faculdade de História, Direito e Serviço Social da Universidade Estadual Paulista no Campus de Franca SP.  Entre 1998 e 2007 foi professora da Universidade Metodista de Piracicaba SP nos cursos de graduação e pós-graduação stricto sensu em Direito, nos quais exerceu os cargos de coordenadora de curso de graduação e de mestrado em direito. Foi docente nos cursos de graduação, mestrado e doutorado em Direito da Universidade Católica de Santos,  entre 2014 e junho de 2018. Professora visitante do curso de especialização em psicanálise do Cento de Ciências Sociais e da Saúde da Universidade Católica de Santos, no ano de 2021.

Monitora: Helainy Andrade
Psicanalista, membro associado ao Instituto da Psicanálise Lacaniana. Estudou psicologia na Universidade Federal de São João del Rey, Minas Gerais.  Reside e  pratica  a psicanálise em sua  clínica em  Varginha,  cidade mineira na qual desenvolveu trabalhos na saúde pública, em hospital de hemodiálise e em escola particular. Além disso, prestou consultoria em empresas da cidade e região. Em todos esses trabalhos orientou-se  pela formação em psicanálise realizada em São Paulo no Instituto da Psicanálise Lacaniana – IPLA  e numa passagem pelo Projeto Análise dirigido pelo psicanalista Jorge Forbes. Atualmente,  participa do Projeto de Pesquisa e Clínica de Psicanálise no Instituto do  Genoma Humano da  Universidade de São Paulo e do seminário “O curso da TerraDois”, dirigido pelo psicanalista Jorge Forbes. Desde 2015, é docente atuante na formação analítica do Instituto da Psicanálise Lacaniana. 

Professores (em ordem alfabética):

Alain Mouzat
http://lattes.cnpq.br/4924915966839535

É professor da Universidade de São Paulo, doutor em linguística, e psicanalista membro do Instituto da Psicanálise Lacaniana.

Dorothee Rüdiger
http://lattes.cnpq.br/0416668605990422

É psicanalista, membro do Instituto da Psicanálise Lacaniana e doutora em Direito pela Universidade de São Paulo.

Elza Macedo
http://lattes.cnpq.br/6625089521459998

É psicanalista, doutora em Ciências pela Universidade de São Paulo, membro do Instituto da Psicanálise Lacaniana, da Escola Brasileira de Psicanálise e da Associação Mundial de Psicanálise.

Helainy Andrade
É psicanalista clínica com atuação em Varginha (MG) e membro do IPLA – Instituto da Psicanálise Lacaniana – SP.

Hélio Teixeira Dias NettoLattes
http://lattes.cnpq.br/0856176030582753
É médico psiquiatra e participante do corpo de formação em Psicanálise do IPLA. Formado em Medicina pela UNIFENAS Campus de Alfenas-MG em 2017, concluiu Residência Médica em Psiquiatria pela Secretaria Municipal de Saúde de Mauá-SP em início de 2021. Trabalha no Centro de Atenção Psicossocial da rede pública de saúde e em clínica particular. Interessado pela Psicanálise desde o 4º ano da faculdade, quando começou a os ‘Sábados no IPLA’, está em formação analítica contínua desde o início de 2020.

Jorge Forbes
http://lattes.cnpq.br/1821501880117212

É médico psiquiatra e psicanalista, doutor em Ciências pela Universidade de São Paulo – Faculdade de Medicina (Neurologia), doutor em Teoria Psicanalítica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, mestre em Psicanálise pela Universidade Paris VIII,  Analista Membro da Escola Brasileira de Psicanálise e da Escola Europeia de Psicanálise e da Associação Mundial de Psicanálise.

Letícia Genesini
Escritora e produtora de conteúdo, é membro do Instituto da Psicanálise Lacaniana. Formada em Letras pela Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas da USP, e em Design Gráfico pelo Istituto Europeo di Design (Milão – Itália). Autora de 3 livros, entre eles “umponto” e “Entre” (Editora 7Letras).

Liége Lise
É psicanalista clínica com atuação em Piracicaba (SP) e São Paulo – Capital e membro do IPLA- Instituto da Psicanálise Lacaniana – SP.

Teresa Genesini:
É psicanalista, diretora superintendente do Instituto da Psicanálise Lacaniana – IPLA. Mestre em estatística pela UNICAMP.