Curso Fundamental: de Freud a Lacan (2025)

Apresentação

De sua convicção de que os sintomas da histérica não tinham uma origem em lesão orgânica, Freud conseguiu elaborar uma representação da psique humana e um modo de intervenção pela palavra para atuar sobre o sintoma: a interpretação. Mostrou onde e como se manifesta o inconsciente (nos sonhos, na vida cotidiana, nos tropeços). Desmontou os mecanismos que, descolando os afetos das representações, permitem aos sintomas se manifestarem em substituição às representações recalcadas. A partir de 1923, introduziu uma representação psíquica com três instâncias (Ego, Id e Superego) para dar conta da insistência do sintoma. Percebendo a satisfação que se encontra em uma repetição, Freud reconfigurou os limites e os fins da análise, incluindo o impossível.

Jacques Lacan tomou para si a tarefa de encontrar respostas clínicas para as diversas expressões desse impossível. Relendo seu percurso, nele distinguimos duas clínicas, com fundamentos, formalizações, manejos e orientações diferentes, que estabelecem, entre si, relações complexas. A primeira, dos vinte anos iniciais de seu ensino, corresponde a seu “retorno a Freud”. Nela, as estruturas clínicas (neurose, psicose e perversão) se ordenam em torno do pai. A segunda clínica, elaborada nos últimos dez anos do ensino de Lacan, responde às mudanças da globalização. Considerando a impossibilidade de decifrar os novos sintomas, toma a experiência do encontro com o Real como paradigma.

O Curso Fundamental de Freud a Lacan reconstrói os principais pontos desse percurso, sempre dando-lhe aplicabilidade clínica.

Organização:

O curso será realizado em dois semestres: um dedicado a Freud, outro a Jacques Lacan. Para estruturá-lo, recorremos a divisões significativas nas duas elaborações. Em Freud, privilegiamos a diferenciação entre suas duas tópicas. Em Lacan, a construção de suas duas clínicas: a primeira, do Simbólico, a segunda, do Real, que acompanhamos também através das elaborações de Jorge Forbes.

O Curso acontecerá em modalidade mista: presencial / virtual. As aulas são conduzidas em nossa sede, com um auditório de participantes, e transmitida ao vivo na sala virtual do zoom. A cada aula o aluno pode optar se irá acompanhar o encontro online ou no presencial, mas todo aluno deve assistir presencialmente a pelo menos uma aula por bimestre.

As aulas são expositivas, seguidas de discussão.

A cada fim de semestre será solicitada a produção de um trabalho – ou individual ou em grupo – que permita acompanhar a apropriação dos conceitos.

Cada bimestre inicia com Aula Inaugural de Jorge Forbes.

Datas e horário: às segundas-feiras das 19h30 às 21h30.
Investimento: 12 parcelas de R$ 715,00.
Informações: (11) 3887-3351 e 3887-4733 | ipla@ipla.com.br

PARTICIPE DO PROCESSO SELETIVO:
Envie seu CV + cópia simples do diploma + Carta de Intenção para ipla@ipla.com.br 
Em seguida, será agendada uma entrevista com a coordenação do curso.
O processo seletivo possui uma taxa de R$300,00.

Programa

1º semestre: SIGMUND FREUD

FREUD: A PRIMEIRA TÓPICA

117/02Aula inaugural de Jorge Forbes
224/02Inconsciente – Pré-consciente – Consciente – da catarse à psicanálise
310/03A etiologia das neuroses
417/03O sonho e sua interpretação: a via real do inconsciente
524/03O trabalho do sonho
631/03O chiste e suas relações com o inconsciente
707/04A técnica analítica: a transferência aliada e obstáculo
814/04Os três ensaios sobre a teoria da sexualidade
928/04O Édipo

Bibliografia para aula:

Para os textos do primeiro semestre, colocamos as referências de duas editoras das obras completas de Sigmund Freud:

Edição Standard brasileira das obras psicológicas completas de Sigmund Freud, Rio de Janeiro: Imago Editora (em razão das variações entre edições, não mencionamos as páginas),

e Sigmund Freud, Obras completas. São Paulo: Companhia das Letras.

Aula 2: Inconsciente –  Pré-consciente  – Consciente: da catarse à psicanálise
Imago, Vol. XX   “Um estudo autobiográfico”. Cap. I, II e III
Companhia das Letras Vol. 16  “Autobiografia”, Cap. I, II, III

Aula 3 : A etiologia das neuroses
Imago, Vol. III, A etiologia da histeria, Cap. I e II

Aula 4: O sonho e sua interpretação: a via real do inconsciente
Imago “A interpretação de sonhos”. Vol. IV. Cap. II “O método de interpretação dos sonhos: análise de um sonho modelo” e Cap. III “O sonho é a realização de um desejo”.

Companhia das Letras Vol. 4. Cap. II “O Método de interpretação dos sonhos. Análise de uma amostra de sonho” e Cap. III “O sonho é a realização de um desejo”.

Aula 5: O trabalho do sonho
Imago. Vol. IV. Cap. VI “O trabalho dos sonhos”. Partes (A) “O Trabalho de Condensação” e (B) “O Trabalho de Deslocamento”
Companhia das LetrasVol. 4. Cap. VI “O trabalho dos sonhos”. Partes (A) “O Trabalho de Condensação” e (B) “O Trabalho de Deslocamento”.

Imago. Vol. XV “Conferências Introdutórias sobre Psicanálise”. Conferência XII: A elaboração onírica.
Companhia das Letras.  Vol. 13 “Conferências introdutórias à Psicanálise”. Conferência 12: “O trabalho do sonho”.

Aula 6: O Chiste e suas relações com o inconsciente
Imago. Vol. VIII “O Chiste e suas relações com o inconsciente”
II -A técnica dos chistes
V – Os motivos dos chistes: os chistes como processo social
VI – Parte teórica – A relação dos chistes com os sonos e o inconsciente

Companhia das Letras: Vol. 7 “O Chiste e suas relações com o inconsciente”
II -A técnica dos chistes
V – Os motivos dos chistes: os chistes como processo social
VI – Parte teórica – A relação dos chistes com os sonos e o inconsciente

Aula 7:  A técnica analítica: a transferência aliada e obstáculo
Imago. Vol. XVI “Conferências introdutórias sobre psicanálise”. Conferência XXVII “Transferência”.
Companhia das Letras. Vol. 13 “Conferências introdutórias à Psicanálise”. Conferência 27 “A transferência”.

Aula 8: Os três ensaios sobre a teoria da sexualidade
Imago. Vol. VII. “Três ensaios sobre a teoria da sexualidade”. Cap. I “ As aberrações sexuais”.
Companhia das Letras. Vol. 6. “Três ensaios sobre a teoria da sexualidade”. Cap. I “ As aberrações sexuais”.

Aula 9 : O Édipo
Imago. Vol. XVI. “Conferências introdutórias sobre psicanálise”. Conferência XXI “O Desenvolvimento da Libido e as Organizações Sexuais”.

Companhia das Letras, Vol. 13. “Conferências introdutórias à psicanálise”. Conferência 21 “O desenvolvimento da libido e as organizações sexuais”.

FREUD: A SEGUNDA TÓPICA

105/05Aula inaugural de Jorge Forbes
212/05Para além do princípio do prazer, algo insiste: a repetição
329/05A dinâmica das pulsões – Metapsicologia
426/05Sobre o narcisismo
502/06Ego, Id e Superego
609/06A sexualidade define a condição humana
716/06As especificidades da formação do analista 
823/06Os fins da análi­­­­se: análise terminável e interminável
930/06Apresentação de trabalhos

Bibliografia:

Aula 2: Para além do princípio do prazer, algo insiste: a repetição
Imago. Vol. XVIII “Além do princípio do prazer”. Cap. I, II e III.

Companhia das Letras, Vol. 14 “Além do princípio do prazer”. Cap. I, II e III.

Aula 3 : A dinâmica das pulsões – Metapsicologia
Imago. Vol. XIV. “As pulsões e suas vicissitudes”.
Companhia das Letras. Vol. 12 “Os instintos e  seus destinos”

Aula 4 : Sobre o Narcisismo
Imago. Vol. XIV. “A História do Movimento Psicanalítico, Artigos sobre a Metapsicologia e outros trabalhos”. Artigo: “Sobre o narcisismo: uma introdução”.

Companhia das Letras. Vol. 12. Artigo: “Sobre o narcisismo: uma introdução”.

Aula 5 : Ego,  Id e Superego
Imago. Vol. XIX “O ego e o id e outros trabalhos”. Cap III “O Ego e o Superego (Ideal do ego)”.
Companhia das Letras. Vol. 16 “O Eu e o Id”. Cap III “O Eu e o Super-Eu (Ideal do Eu).

Aula 6: A sexualidade define a condição humana
Imago. Vol. XIX. “O ego e o id e outros trabalhos”. Trabalho: “Algumas consequências psíquicas da distinção anatômica entre os sexos”.

Companhia das Letras, Vol. 16. Trabalho: Algumas consequências psíquicas da diferença anatômica entre os sexos (1925).

Aula 7: As especificidades da formação do analista
Imago. Vol. XX: “A questão da análise leiga: conversação com uma pessoa imparcial”
Companhia das Letras. Vol. 17.  “A questão da análise leiga”.

Aula 8: Os fins da análise: análise terminável e interminável
Imago. Vol. XXIII “Análise terminável e interminável”. 
Companhia das Letras. Vol. 19 “Análise terminável e interminável”. 

2º semestre: JACQUES LACAN

LACAN: A PRIMEIRA CLÍNICA

104/08Aula inaugural de Jorge Forbes
211/08Jacques Lacan: uma releitura de Freud a partir de três registros RSI
318/08O inconsciente é estruturado como uma linguagem
425/08Do Édipo freudiano ao Édipo lacaniano
501/09Uma clínica do sujeito e do desejo
608/09Angústia, o afeto que não engana
715/09A causa do desejo: objeto a
822/09O percurso de uma análise na Primeira Clínica
929/09Clínica da interpretação: a verdade é da ordem da ficção

Bibliografia:

Aula 2: Jacques Lacan: uma releitura de Freud a partir de três registros RSI
LACAN, J. “A instância da letra no inconsciente ou a razão desde Freud”. In: Escritos.

Aula 3 : O inconsciente é estruturado como uma linguagem
LACAN, J. Cap. IV “O Bezerro de Ouro”. In: O Seminário 5. As Formações do Inconsciente.

Aula 4:  Do Édipo freudiano ao Édipo lacaniano
LACAN, J. Cap. X “Os três tempos do Édipo I” e Cap XI “Os três tempos do Édipo II”. In: O Seminário 5. As Formações do Inconsciente.

Aula 5: Uma clínica do sujeito e do desejo
LACAN, J. A direção do tratamento e os princípios de seu poder. In: Escritos.

Aula 6: Angústia, o afeto que não engana
LACAN, J. Cap.I “A angústia na rede dos significantes” e Cap. II “Angústia, signo do desejo”, In: O Seminário 10. A Angústia.

Aula 7 : A causa do desejo: objeto a
LACAN, J. Cap VIII. A causa do desejo. In: O Seminário 10. A Angústia.

Aula 8: O percurso de uma análise na Primeira Clínica
FORBES, J. (2012), A psicopatologia e o final de análise, Cap. 3, In: Inconsciente e Responsabilidade: psicanálise do século XXIp. 49 a 66.

Aula 9: Clínica da interpretação: a verdade é da ordem da ficção
FORBES, J. (1989Fixões in http://jorgeforbes.com.br/fixoes/

LACAN: A SEGUNDA CLÍNICA

106/10Aula inaugural de Jorge Forbes
213/10Do sujeito como efeito de significante ao corpo como suporte de gozo
320/10Lalangue ou como a palavra toca o corpo: para um significante novo
427/10Os novos sintomas no curto-circuito da palavra
503/11Clínica do real: consequência e responsabilidade pelo acaso
610/11O sinthoma
717/11Preparação dos trabalhos da Conversação Clínica
824/11Aula de encerramento de Jorge Forbes
DezembroConversação Clínica 2025

Bibliografia:

Aula 2: Do sujeito como efeito de significante ao corpo como suporte de gozo.
LACAN, J. Cap.I “Do gozo”. In O Seminário 20. Mais, Ainda.

Aula 3 : Lalangue ou como a palavra toca o corpo: para um significante novo
LACAN, J. Cap.XI “O Rato no Labirinto”. In O Seminário 20. Mais, Ainda.
MILLER, J. “Teoria de Lalíngua”. Rio de Janeiro. Ed. Zahar, 2022.

Aula 4: Os novos sintomas no curto-circuito da palavra
FORBES, J. Curtos-circuitos do gozo
http://www.jorgeforbes.com.br/br/artigos/curtos-circuitos-gozo.html

Aula 5:  Clínica do real: consequência e responsabilidade pelo acaso
FORBES J. “ A análise seus fins, até onde vai uma análise hoje?” In: Psicanálise: a Clínica do Real.
FORBES, J. Prefácio e Introdução In Inconsciente e Responsabilidade: psicanálise do século XXISão Paulo. Manole, 2012.

Aula 6 : O sinthoma
FORBES, J. Cap. 7 “Responsabilidade: estar desabonado do inconsciente” e “Conclusão”. In: Inconsciente e Responsabilidade: psicanálise do século XXISão Paulo. Manole, 2012.