Curso Fundamental: de Freud a Lacan (2024)

Apresentação

De sua convicção de que os sintomas da histérica não tinham uma origem em lesão orgânica, Freud conseguiu elaborar uma representação da psique humana e um modo de intervenção pela palavra para atuar sobre o sintoma: a interpretação. Mostrou onde e como se manifesta o inconsciente (nos sonhos, na vida cotidiana, nos tropeços). Desmontou os mecanismos que, descolando os afetos das representações, permitem aos sintomas se manifestarem em substituição às representações recalcadas. A partir de 1923, introduziu uma representação psíquica com três instâncias (Ego, Id e Superego) para dar conta da insistência do sintoma. Percebendo a satisfação que se encontra em uma repetição, Freud reconfigurou os limites e os fins da análise, incluindo o impossível.

Jacques Lacan tomou para si a tarefa de encontrar respostas clínicas para as diversas expressões desse impossível. Relendo seu percurso, nele distinguimos duas clínicas, com fundamentos, formalizações, manejos e orientações diferentes, que estabelecem, entre si, relações complexas. A primeira, dos vinte anos iniciais de seu ensino, corresponde a seu “retorno a Freud”. Nela, as estruturas clínicas (neurose, psicose e perversão) se ordenam em torno do pai. A segunda clínica, elaborada nos últimos dez anos do ensino de Lacan, responde às mudanças da globalização. Considerando a impossibilidade de decifrar os novos sintomas, toma a experiência do encontro com o Real como paradigma.

O Curso Fundamental de Freud a Lacan reconstrói os principais pontos desse percurso, sempre dando-lhe aplicabilidade clínica.

Organização:

O curso será realizado em dois semestres: um dedicado a Freud, outro a Jacques Lacan. Para estruturá-lo, recorremos a divisões significativas nas duas elaborações. Em Freud, privilegiamos a diferenciação entre suas duas tópicas. Em Lacan, a construção de suas duas clínicas: a primeira, do Simbólico, a segunda, do Real, que acompanhamos também através das elaborações de Jorge Forbes.

O Curso acontecerá em modalidade mista: presencial / virtual. As aulas são conduzidas em nossa sede, com um auditório de participantes, e transmitida ao vivo na sala virtual do zoom. A cada aula o aluno pode optar se irá acompanhar o encontro online ou no presencial, mas todo aluno deve assistir presencialmente a pelo menos uma aula por bimestre.

As aulas são expositivas, seguidas de discussão.

A cada fim de semestre será solicitada a produção de um trabalho – ou individual ou em grupo – que permita acompanhar a apropriação dos conceitos.

Cada bimestre inicia com Aula Inaugural de Jorge Forbes.

Datas e horário: às segundas-feiras das 19h30 às 21h30.
Investimento: 12 parcelas de R$ 650,00.
Informações: (11) 3887-3351 e 3887-4733 | ipla@ipla.com.br

PARTICIPE DO PROCESSO SELETIVO:
Envie seu CV + cópia simples do diploma + Carta de Intenção para ipla@ipla.com.br 
Em seguida, será agendada uma entrevista com a coordenação do curso.
O processo seletivo possui uma taxa de R$300,00.

Programa

1º semestre: SIGMUND FREUD

FREUD: A PRIMEIRA TÓPICA

119/02Aula inaugural de Jorge Forbes
226/02Inconsciente – Pré-consciente – Consciente – da catarse à psicanálise
304/03A etiologia das neuroses
411/03O sonho e sua interpretação: a via real do inconsciente
518/03O trabalho do sonho
625/03A vida cotidiana atravessada pelo inconsciente: os caminhos do significante
701/04O chiste e suas relações com o inconsciente
808/04A técnica analítica: a transferência aliada e obstáculo
915/04Os três ensaios sobre a teoria da sexualidade
1022/04Sobre o narcisismo
1129/04O Édipo

Bibliografia para aula:

Para os textos de  Freud,  damos as referências de duas editoras das obras completas de Sigmund Freud:
Edição Standard brasileira das obras psicológicas completas de Sigmund Freud, Rio de Janeiro: Imago Editora (em razão das variações entre edições, não mencionamos as páginas),
e Sigmund Freud, Obras completas. São Paulo: Companhia das Letras.

Aula 2: Inconsciente –  Pré-consciente  – Consciente da catarse à psicanálise
Imago, Vol. XX   “Um estudo autobiográfico”. Partes I, II e III
Companhia das Letras,  Vol. 16  “Autobiografia”  , I. II, III, p. 75 a 120

Aula 3 : A etiologia das neuroses
Imago, Vol. III, A etiologia da histeria, parte I e II.
Companhia das Letras,  Vol. 3  “A etiologia da histeria”. 

Aula 4: O sonho e sua interpretação: a via real do inconsciente
Imago “A interpretação de sonhos”. Vol. IV. Cap. II “O método de interpretação dos sonhos: análise de um sonho modelo” e Cap. III “O sonho é a realização de um desejo”.

Companhia das Letras Vol. 4. Cap. II “O Método de interpretação dos sonhos. Análise de uma amostra de sonho” e Cap. III “O sonho é a realização de um desejo”.

Aula 5: O trabalho do sonho
Imago. Vol. IV. Cap. VI “O trabalho dos sonhos”. Partes (A) “O Trabalho de Condensação” e (B) “O Trabalho de Deslocamento”
Companhia das Letras, Vol. 4. Cap. VI “O trabalho dos sonhos”. Partes (A) “O Trabalho de Condensação” e (B) “O Trabalho de Deslocamento”.

Imago. Vol. XV “Conferências Introdutórias sobre Psicanálise”. Conferência XII: A elaboração onírica.
Companhia das Letras.  Vol. 13 “Conferências introdutórias à Psicanálise”. Conferência 12 : “O trabalho do sonho”.

Aula 6:  A vida cotidiana atravessada pelo inconsciente: os caminhos do significante
Imago. Vol. VI. “A psicopatologia da vida cotidiana”. Cap. I “ O esquecimento dos nomes próprios”.
Companhia das Letras , Vol. 5. “A psicopatologia da vida cotidiana”. Cap. I “ O esquecimento dos nomes próprios”.

Aula 7: O Chiste e suas relações com o inconsciente
Imago. Vol. VIII “O Chiste e suas relações com o inconsciente”
II -A técnica dos chistes – Pontos 1 a 4
V – Os motivos dos chistes: os chistes como processo social
VI – Parte teórica – A relação dos chistes com os sonos e o inconsciente

Companhia das Letras: Vol. 7 “O Chiste e suas relações com o inconsciente”
II -A técnica dos chistes
V – Os motivos dos chistes: os chistes como processo social
VI – Parte teórica – A relação dos chistes com os sonos e o inconsciente

Aula 8:  A técnica analítica: a transferência aliada e obstáculo
Imago. Vol. XVI “Conferências introdutórias sobre psicanálise”. Conferência XXVII “Transferência”.
Companhia das Letras. Vol. 13 “Conferências introdutórias à Psicanálise”. Conferência 27 “A transferência”.

Aula 9: Os três ensaios sobre a teoria da sexualidade
Imago. Vol. VII. “Três ensaios sobre a teoria da sexualidade”. Cap. I “ As aberrações sexuais”.
Companhia das Letras. Vol. 6. “Três ensaios sobre a teoria da sexualidade”. Cap. I “ As aberrações sexuais”.

Aula 10 : Sobre o Narcisismo
Imago. Vol. XIV. “A História do Movimento Psicanalítico, Artigos sobre a Metrapsicologia e outros trabalhos”. Artigo: “Sobre o narcisismo: uma introdução”.

Companhia das Letras. Vol. 12. Artigo: “Sobre o narcisismo: uma introdução”.

Aula 11 : O Édipo
Imago. Vol. XVI. “Conferências introdutórias sobre psicanálise”. Conferência XXI “O Desenvolvimento da Libido e as Organizações Sexuais”.

Companhia das Letras, Vol. 13. “Conferências introdutórias à psicanálise”. Conferência 21 “O desenvolvimento da libido e as organizações sexuais”.

FREUD: A SEGUNDA TÓPICA

106/05Aula inaugural de Jorge Forbes
213/05Para além do princípio do prazer, algo insiste: a repetição
320/05A dinâmica das pulsões – Metapsicologia
427/05Ego, Id e Superego
503/06A sexualidade define a condição humana
610/06As especificidades da formação do analista 
717/06Os fins da análi­­­­se: análise terminável e interminável
824/06Apresentação de trabalhos

Bibliografia:

Aula 2: Para além do princípio do prazer, algo insiste: a repetição
Imago. Vol. XVIII “Além do princípio do prazer”. Cap. I, II e III.

Companhia das Letras, Vol. 14 “Além do princípio do prazer”. Cap. I, II e III.

Aula 2 : A dinâmica das pulsões – Metapsicologia
Imago. Vol. XIV. “As pulsões e suas vicissitudes”.
Companhia das Letras. Vol. 12 “Os instintos e  seus destinos”

Aula 4 : Ego,  Id e Superego
Imago. Vol. XIX “O ego e o id e outros trabalhos”. Cap III. “O Ego e o Superego (ideal do ego)”.
Companhia das Letras. Vol. 16 “O Eu e o Id”. Cap III “O Eu e o Super-Eu (Ideal do Eu).

Aula 5: A sexualidade define a condição humana
Imago, Vol. XIX. “O ego e o id e outros trabalhos”. Trabalho: “Algumas consequências psíquicas da distinção anatômica entre os sexos”

Companhia das Letras, Vol. 16. Trabalho: Algumas consequências psíquicas da diferença anatômica entre os sexos (1925), p. 283 a 299

Aula 6: As especificidades da formação do analista
Imago. Vol. XX: “A questão da análise leiga: conversação com  uma pessoa imparcial”
Companhia das Letras. Vol 17.  “A questão da análise leiga”.

Aula 9: Os fins da análise: análise terminável e interminável
Imago. Vol. XXIII “Análise terminável e interminável”. 
Imago. Vol. 19 “Análise terminável e interminável”. 

2º semestre: JACQUES LACAN

LACAN: A PRIMEIRA CLÍNICA

105/08Aula inaugural de Jorge Forbes
212/08Jacques Lacan: uma releitura de Freud a partir de três registros RSI
319/08O inconsciente é estruturado como uma linguagem
426/08Do Édipo freudiano ao Édipo lacaniano
502/09Uma clínica do sujeito e do desejo
609/09A causa do desejo: objeto a
716/09O percurso de uma análise na Primeira Clínica
823/09Clínica da interpretação: a verdade é da ordem da ficção

Bibliografia:

Aula 2: Jacques Lacan: uma releitura de Freud a partir de três registros RSI
LACAN, J. “A instância da letra no inconsciente ou a razão desde Freud”. In: Escritos.

Aula 3 : O inconsciente é estruturado como uma linguagem
LACAN, J. Cap. IV “O Bezerro de Ouro”. In: O Seminário 5. As Formações do Inconsciente.

Aula 4:  Do Édipo freudiano ao Édipo lacaniano
LACAN, J. Cap. X “Os três tempos do Édipo I” e Cap XI “Os três tempos do Édipo II”. In: O Seminário 5. As Formações do Inconsciente.

Aula 5: Uma clínica do sujeito e do desejo
LACAN, J. A direção do tratamento e os princípios de seu poder. In: Escritos.

Aula 6 : A causa do desejo: objeto a
LACAN, J. Cap VIII. A causa do desejo. In: O Seminário 10. A Angústia.

Aula7: O percurso de uma análise na Primeira Clínica
FORBES, J. (2012) , A psicopatologia e o final de análise, Cap. 3, in  Inconsciente e responsabilidade,  p. 49 a 66

Aula 8: Clínica da interpretação: a verdade é da ordem da ficção
FORBES, J. (1989) Fixões in http://jorgeforbes.com.br/fixoes/

LACAN: A SEGUNDA CLÍNICA

107/10Aula inaugural de Jorge Forbes
214/10Do sujeito como efeito de significante ao corpo como suporte de gozo
321/10Lalangue ou como a palavra toca o corpo: para um significante novo
428/10Os novos sintomas no curto-circuito da palavra
504/11Clínica do real: consequência e responsabilidade pelo acaso
611/11O sinthoma
718/11Preparação dos trabalhos da Conversação Clínica
825/11Aula de encerramento de Jorge Forbes
DezembroConversação Clínica 2024

Bibliografia:

Aula 2: Do sujeito como efeito de significante ao corpo como suporte de gozo.
LACAN, J. Cap.I “Do gozo”. In O Seminário 20. Mais, Ainda.

Aula 3 : Lalangue ou como a palavra toca o corpo: para um significante novo
LACAN, J. Cap.XI “O Rato no Labirinto”. In O Seminário 20. Mais, Ainda.
MILLER, J. “Teoria de Lalíngua”. Rio de Janeiro. Ed. Zahar, 2022.

Aula 4: Os novos sintomas no curto-circuito da palavra
FORBES, J. Curtos-circuitos do gozo
http://www.jorgeforbes.com.br/br/artigos/curtos-circuitos-gozo.html

Aula 5:  Clínica do real: consequência e responsabilidade pelo acaso
FORBES J. “ A análise seus fins, até onde vai uma análise hoje?” In: Psicanálise: a Clínica do Real.
FORBES, J. Prefácio e Introdução In Inconsciente e Responsabilidade: psicanálise do século XXI. São Paulo. Manole, 2012.

Aula 6 : O sinthoma
FORBES, J. Cap. 7 “Responsabilidade: estar desabonado do inconsciente” e “Conclusão”. In: Inconsciente e Responsabilidade: psicanálise do século XXI. São Paulo. Manole, 2012.