Ler um texto teórico é um exercício de rigor. Escrever sobre ele, mais ainda. A proposta deste curso é aprimorar a leitura criteriosa e a escrita fundamentada, por meio do aprendizado de um método.
Durante quatro encontros, trabalharemos técnicas de leitura estrutural, fichamentos consistentes, extração de conceitos e a construção de análises interpretativas criteriosas. Avançaremos da leitura à escrita, demonstrando como utilizar ferramentas variadas para justificar a qualidade de suas leituras e produções textuais. Cada aula contará com um conjunto de habilidades que serão desenvolvidas por meio de uma exposição didática na primeira parte e de exercícios práticos na segunda parte. O curso não pressupõe formação prévia.
A CLÍNICA DO TEXTO
Curso em 4 aulas
Datas: Sábados, 05 e 12/04 (serão ministradas duas aulas em cada dia)
Horário: 9h00-13h00 (com intervalo de meia hora entre cada aula)
Valor: R$ 360,00.
Vagas limitadas.
Inscrições já abertas para participantes do Corpo de Formação do IPLA: ipla@ipla.com.br ou +55 (11) 95699-9422 (whatsapp)
Inscrições público geral: se houver vagas, a partir de 31/03.
Curso ministrado por Dra. Talyta Carvalho
Formada em Filosofia pela USP. Doutora em Filosofia pela PUC-SP. Professora de Filosofia e História Cultural. Analista em formação, membro e docente do Instituto da Psicanálise Lacaniana.
Curadoria e coordenação: Dr. Jorge Forbes
PROGRAMA
Aula 1 | 05/04 – 9h00 – 11h00
Ler bem um texto conceitual: uma questão de método
A leitura apurada de uma obra depende de diversos aspectos que vão desde a atenção ao contexto até a construção argumentativa de seu autor. Nessa aula, veremos quais são as ferramentas necessárias para acessar as dimensões implícitas da compreensão de um texto e quais estratégias prévias são fundamentais à leitura. Fazer anotações em um texto não consiste em “sublinhar o que se acha importante”. Então, como anotar uma leitura de modo eficaz? Estudaremos o método de leitura estrutural, com técnicas de organização das ideias no ato de leitura e a delimitação de um campo de interpretação adequado. Apresentaremos exemplos de erros comuns e realizaremos um exercício prático para aplicar as ferramentas discutidas em aula.
Aula 2 | 05/04 – 11h30 – 13h00
Aprendendo a ler analiticamente: como se servir do método estrutural para fazer análises conceituais
Alguns textos desafiam a leitura linear e obrigam o leitor a sustentar um pensamento em tensão, muitas vezes sem tornar evidentes seus movimentos expositivos e seus elementos temáticos. Um dos erros mais frequentes diante desse tipo de obra é ceder à tentação de reduzir o conceito ao que parece mais intuitivo. Nesta aula, tomaremos um trecho breve de texto conceitual para trabalhar ativamente na extração de conceitos e nas articulações possíveis dentro da estrutura interna da obra, tal como foi apresentada na primeira aula. A partir desse exercício, organizaremos os conceitos extraídos em diagramas conceituais para, então, elaborar esboços de análises rigorosas que evitem tanto o risco da dispersão quanto o da simplificação indevida.
Aula 3 | 12/04 – 9h00 – 11h00
Elementos lógicos fundamentais para uma escrita bem sustentada
Uma boa análise não se constrói simplesmente com citações que substituem argumentos, nem com paráfrases indistintas de pensamento próprio. Nesta aula, trabalharemos como extrair o problema central do texto (“o quê?”), identificar a posição do autor a respeito do problema enunciado (“quem?”) e, por fim, explicitar os movimentos e passos lógicos pelos quais o autor sustenta sua posição (“como?”). Por meio de estratégias pontuais de análise textual, veremos como a aquisição de noções básicas de lógica permite reconstruir o sentido do texto de modo sintético e rigoroso, servindo de base para uma posterior elaboração de comentários próprios, em vez de meramente reprodutivos. Discutiremos o uso adequado de citações e a produção de comentários consistentes, evitando a simples reprodução — muitas vezes de teor plagiário — das ideias originais do autor. Trabalharemos esses aspectos técnicos com exemplos, analisando erros frequentes e terminando com um exercício prático.
Aula 4 | 12/04 – 11h30 – 13h00
Escrevendo comentários articulados
Nesta aula, examinaremos estratégias adicionais para a escrita de um bom texto. Analisaremos exemplos de como sustentar um comentário com técnicas de escrita argumentativa que envolvem, entre outros aspectos, a identificação e a qualificação das teses de um autor, bem como o uso de ferramentas para elaborar um texto rigoroso passo a passo — da introdução à conclusão. Veremos também como aproveitar a estrutura do texto comentado, como introduzir um problema sem diluí-lo em generalidades, como desenvolver uma argumentação sem comprometer a clareza e, ainda, como concluir sem apenas repetir o que já foi dito. O curso se encerra com um último exercício prático, que abrange o processo integral da leitura à escrita.
OFICINA FINAL – “A escrita de comentário de textos psicanalíticos”: Os alunos receberão um artigo breve de teor psicanalítico sobre o qual deverão produzir um comentário próprio.
PRÓXIMOS CURSOS
SIGMUND FREUD E OS POETAS ALEMÃES: THOMAS MANN
Quartas-feiras, 11, 18 e 25/06, das 19h30 às 21h00
com Dra. Dorothee Rüdiger
Sigmund Freud e a psicanálise impactaram profundamente a cultura alemã do século XX. É da amizade entre Thomas Mann, o poeta “porta-voz do povo alemão”, e o médico vienense, quem deu ao inconsciente o seu lugar na vida e na cultura, que nasceu uma obra literária marcante: “A morte em Veneza”. Encontramos no conto de Mann o que Freud descobre sobre a sexualidade humana, a vida e a morte e os estranhos caminhos do desejo humano.
O curso sobre “Sigmund Freud e os poetas alemães: Thomas Mann” pretende, em três encontros, apresentar o autor Thomas Mann no contexto da cultura germânica na virada do século XX, sua importância para a literatura alemã e sua amizade com Sigmund Freud para depois passar a apresentar o conto “A morte em Veneza” pelo prisma da psicanálise. Last but not least, o curso trará a influência da psicanálise sobre os artistas do nascente século XX para chegar à sétima arte de Luchino Visconti, cujo filme “A morte em Veneza” reune o legado de Sigmund Freud e Thomas Mann.
RECORTES DA PSICOFARMACOLOGIA QUE AUXILIAM A CLÍNICA DO PSICANALISTA
Sábados, 16 e 23/08, das 9h00 às 13h00
com Dra. Elisa Padovan
Em dois sábados de agosto, 16 e 23, falaremos da psiquiatria do século XXI, com foco na psicofarmacologia de casos clínicos de depressão, ansiedade, esquizofrenia, transtorno afetivo bipolar, entre outros, que possibilitam o discernimento de uma clínica diferencial: Psicanálise X Psiquiatria.