Nudes Femininos 08/03/2024

Ludmylla Souza

“Porque as mulheres, aparentemente, enviam mais nudes do que os homens?” [Questão levantada no encontro de 05/03/2024 do Curso da TerraDois conduzido por Jorge Forbes].

Questão interessante de se pensar, pois se liga naturalmente ao feminino e ao masculino e às suas manifestações. Não se trata de estabelecer diferenças estanques entre homens e mulheres, como são em essência, como se comportam, não se trata disto, até porque não acreditamos em essências, apenas nos animais, e porque os dias atuais têm possibilitado uma infinidade de manifestações, as mais diversas, que não se encaixariam nos estereótipos que estão desmoronando.

Mas afinal, existe esta coisa chamada homem e esta outra, chamada mulher? O que os diferencia e porque agem e pensam por vezes de formas tão diferentes, e ao mesmo tempo tão parecidas entre eles, a ponto de podermos nos perguntar, por exemplo, porque mulheres enviam mais nudes do que homens?

Evidentemente, não temos uma resposta para estas indagações e o comportamento não é explicação, mas às vezes, consequência, ou seja, a sequência de algo que veio antes.

Apesar de Freud ter escrito textos importantes acerca do masculino e do feminino, ele nunca teve a pretensão de definir o que seria um homem e uma mulher, e a pergunta sobre o que quer uma mulher permaneceu irrespondida. Revolucionário, em sua época, hoje o criador da Psicanálise é alvo de críticas por ser supostamente machista e sexista… ele, que descobriu a terceira ferida narcísica da humanidade ouvindo o sofrimento das mulheres …

Se não impossível, difícil esta tarefa de distinguir homens de mulheres a fim de melhor tentar entender algumas manifestações que são um tanto quanto características, como a objeto desta reflexão… se mulheres, de fato, enviam mais nudes, por que será que o fazem? 

Imediatamente, nos vem à cabeça que as mulheres, ou o feminino, sentem prazer em se mostrar, se expor, se oferecer aos olhos, se desnudar. Basta acompanhar a evolução dos biquinis de praia para percebermos que conforme a sociedade foi se tornando mais livre, pelo menos no Brasil, o tamanho dos biquinis só foi diminuindo, a ponto de serem apelidados de fio dental. O mesmo aconteceu com as saias femininas. E chegamos ao ponto de termos revistas especializadas em nudez feminina, que hoje estão ultrapassadas, pois a nudez caiu na rede e está ao acesso de qualquer pessoa.

Podemos dizer que este movimento também aconteceu com os homens? Suas sungas de praia foram diminuindo a ponto de termos o equivalente ao fio dental? E as calças foram ficando tão curtas a ponto de serem chamadas de mini calças?

E o que dizer das revistas? Os homens expõem seus órgãos genitais publicamente com a mesma facilidade, desenvoltura e frequência com que as mulheres expõem seus corpos nus?   

O que diferencia o feminino do masculino, que faz com que fique tão evidente este contraste?

É claro que existe um componente social, cultural, comportamental que facilita esta exposição do feminino, mas seria só este fator ou existe algo mais? As imagens (idealizadas ou não) do feminino, assim como do masculino, viraram objeto de consumo nesta nossa sociedade altamente capitalista, mas isto ainda não explica, apenas expõe uma tendência que já existe.

Os Homens são de Marte e as mulheres de Vênus … assisti à peça da Mônica Martelli impressionada com a precisão de suas percepções. A identificação da plateia com suas falas era imediata! Homens e mulheres se viam espelhados nas situações, pensamentos e comportamentos exibidos em sua peça de uma maneira que não temos como negar: homens e mulheres são diferentes, e nós rimos quando nos vemos encenados no palco, nas mais diversas situações com as quais nos identificamos. Seja porque já passamos por aquilo, seja porque já pensamos daquela forma, seja porque sentimos o mesmo que a personagem.  

Sem ter qualquer pretensão de aprofundar o tema, talvez possamos adotar como premissas básicas que homens e mulheres são diferentes, que existe masculino e feminino, e que existem as misturas destas identidades.

Assim como para Freud, não existe pulsão de vida sem pulsão de morte, voyerismo sem exibicionismo, sadismo, sem masoquismo, feminino e masculino são diferentes, mas se misturam.

Se pensarmos que o feminino tende para o desnudamento e a exposição, como demonstram os fatos, isto talvez indique que ele gosta de se mostrar, de ser visto, e assim, ser desejado.      

Langeries servem para provocar … o desejo … de serem retiradas …

Terminaria com uma pílula de Jorge Forbes, em seu recente Pílulas de Psicanálise, lançado no ano passado, onde se lê: “As mulheres são basicamente insatisfeitas, o que equivale a dizer que são basicamente desejantes”, talvez por isto sejam as que mais enviem nudes …