Por Italo Venturelli
O capital criativo de cada ser humano pode ser uma fonte de investimento em saúde e de vida
Aplicar em ações, imóveis, dólar, ouro e café pode ser um bom negócio, porém as oscilações são constantes e existe o risco de queda. Há outros investimentos, contudo, mais seguros e garantidos. Minha sugestão é aplicar em algo duradouro e com grande chance de ganho: no Inconsciente!
De acordo com Bruce Cuthbert, do NIMH (National Institute of Mental Health), um dos erros mais comuns nos tratamentos dos sofrimentos mentais é demorar a buscar ajuda. É importante que as pessoas aprendam a reconhecer seus sintomas e busquem tratamento o mais cedo possível. Como em qualquer doença, quanto mais precoce for a intervenção, melhor, afirma o pesquisador.
Assim como no mercado de ações, que se baseia em dados para estudo das tendências, na Clínica Psicanalítica do Centro de Estudos do Genoma Humano da Universidade de São Paulo, existem dados incluindo o testemunho de inúmeros pacientes, nos quais é possível evidenciarmos a mudança nas suas vidas, a melhora de seu humor, iniciativa e potencial criativo. É visível a melhora em seu desempenho intelectual e afetivo, fazendo com que suas escolhas lhes forneçam um ganho não só financeiro, mas em sua vida como um todo.
Há trabalhos, teses, e depoimentos de pacientes e dos próprios colegas na área da saúde que confirmam a eficácia da psicanálise. Ao oferecer uma escuta diferenciada às queixas, os pacientes trabalham sua angústia e melhoram suas escolhas.
A ambição de Freud foi aproximar a psicanálise da ciência. Embora trate-se de discursos diferentes, nos relatos e estudos de seus casos, foi possível verificar que a quase totalidade dos seus pacientes apresentaram mudanças significativas em seus sintomas. Da mesma forma, um hospital geral não vive sem um banco de dados, para que se saiba sobre os tratamentos realizados, internações, intervenções cirúrgicas, o fluxo de caixa, receituários e despesas, quanto cada leito produz, o quanto é gasto com medicações e médicos.
Se comparada a uma aplicação financeira, a análise é altamente rentável, com liquidez garantida e resgate automático. Não depende de alterações climáticas, nem de tendências das bolsas asiáticas ou preço dos commodities. É melhor do que a poupança que adia seus sonhos, que o CDI que promete juros, que casas para aluguel que lhe tiram o sono.
Mas, para esse tipo de investimento, não se aplica apenas o dinheiro: é preciso empenhar seu corpo, pele, tempo e responsabilidade frente ao seu desejo. Alguns sintomas podem aparecer, como estranhamentos, angústia, sonhos acordados, ousar novos projetos, vontade de se casar ou de se separar. Também tende a surgir um entusiasmo e uma flexibilidade para os encontros e as surpresas da vida.
Italo Venturelli é neurocirurgião, psicanalista e Diretor do Hospital Regional do Sul de Minas Gerais