A Guerra das Inteligências na Era do ChatGPT — texto de Jorge Forbes à edição brasileira 27/05/2024

Jorge Forbes

4ᵃ capa para o livro “A Guerra das Inteligências na Era do ChatGPT” de Laurent Alexandre (Editora Manole).

Ei, acordem!

Acordem das certezas fabricadas, das vidas meticulosamente planejadas, das palavras de ordem tão vazias quanto repetitivas: propósito, gratidão, empoderamento, superação, eu-feliz, fora da caixa, blá blá blá.

Acordem não para forjar novos e rígidos padrões normativos, com a ânsia de recuperar as certezas que se foram, acreditando que ontem era melhor. Não, não era.

Acordem para um novo mundo, para uma TerraDois onde nada mais será como antes, podendo ser muito melhor, ou podendo ser uma catástrofe.

Acordem, pois a revolução tsunâmica já partiu e ignorá-la só nos prejudicará. Será que viveremos em complementaridade com a Inteligência Artificial, ou sob seu jugo, aspirando a uma nova espécie?

Acordem. Este livro de Laurent Alexandre – médico, cirurgião, empresário, escritor e mais – é um alarme eficaz. Ele soa em momentos cruciais: o trabalho, a escola, a política, a democracia, a psicopatologia, a cura da morte, a religião, o colapsismo, os ambientalistas, a algoritmocracia, a neurobiologia, as disparidades de inteligência, a nova ética, enfim, a aventura humana no século XXI.
Acordemos um novo pacto; um novo acordo é necessário.