Curso Fundamental: de Freud a Lacan (2022)

CursosCurso Fundamental: de Freud a Lacan (2022)

De sua convicção de que os sintomas da histérica não tinham uma origem em lesão orgânica, Freud conseguiu elaborar uma representação da psique humana e um modo de intervenção pela palavra para atuar sobre o sintoma: a interpretação. Mostrou onde e como se manifesta o inconsciente (nos sonhos, na vida cotidiana, nos tropeços).

21/02/2022

Trabalhos CientíficosNA PONTA DA LÍNGUA

Em seu trabalho de conclusão do terceiro bimestre do curso Intermediário do IPLA, “De Freud a Lacan: O Sintoma”, Hélio Teixeira Dias Netto, psiquiatra e aluno do IPLA, reflete o sintoma na Primeira Clínica de Jacques Lacan.

10 min

ArtigosSituações da clínica « psi »

O psicanalista e psiquiatra, François Leguil, conferencista convidado para a Conversação Clínica 2021, escreveu em 2014 uma série de 7 artigos para o IPLA, intitulados Situações da Clínica «Psi».

20 min

Trabalhos CientíficosA tarefa hercúlea de Jacques Lacan

“A Psicanálise de Hoje” (1958), organizada pelo psicanalista Sacha Nacht, então presidente da Sociedade Psicanalítica de Paris (SPP), é coletânea de artigos mais conhecida talvez pelas menções e críticas que Lacan faz dela em seu texto “A Direção do Tratamento e os Princípios do Seu Poder”. Alain Mouzat retorna ao texto de Sacha Nacht para elucidar as críticas de Jacques Lacan à contratransferência e ao conceito de resistência

20 min